Policiais civis de Dourados fazem, nesta quinta-feira (5), protesto por reajustes salariais. A manifestação, que começou às 8h, segue até as 12h e envolve todas as delegacias de Mato Grosso do Sul. Os agentes apontam defasagens na remuneração da categoria.
Segundo representantes sindicais, a paralisação deve permanecer pelos próximos dias até que o estado se posicione. Conforme a delegada sindical da Regional de Dourados, Valéria Serra do Vale, as negociações começaram há cerca de um ano e meio.
No entendimento de Valéria, o governo do Estado havia prometido colocar a Polícia Civil entre as seis com os melhores salários do Brasil, mas isso não aconteceu até o momento.
“Parte do reajuste deveria ter sido repassada até agosto deste ano, com as demais etapas nos próximos anos. Entretanto, o governo não cumpriu a promessa e, ainda por cima, sugeriu incluir o auxílio-alimentação no salário, o que reduziria nossos ganhos líquidos devido à incidência de impostos”, diz uma nota do Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de MS).
Ainda segundo a entidade sindical dos policiais, a paralisação não comprometerá os serviços essenciais.
“Casos envolvendo crianças, idosos e flagrantes serão atendidos normalmente. A segurança pública não será afetada nos casos mais urgentes”, explica o presidente do Sinpol-MS, Alexandre Barbosa.