Nenhum período de 1 de janeiro a 9 de setembroforam instaurados mais de 14 procedimentos investigativos para apurar incêndios criminosos, segundo a Polícia Civil de Mato Grosso. Ao todo, 17 pessoas foram presas em flagrante pela prática.
As regiões mais afetas são as lavouras, pastagem, mata ou floresta. A conduta de provocar incêndio é tipificada como crime contra a flora e a faunaprevista no artigo 250 do Código Penal Brasileiro. Um flagrante do ato criminosos foi gravado por um ouvinte da Rádio Centro América FM, que não quis se identificar.
Na imagem, é possível ver que dois homens colocam fogo em uma plantação na MT-100, região do município de Alto Araguaia, a 426 km de Cuiabá. O flagra foi feito por um motorista que passava pelo local.
“Eu passei pela MT 100 nesse domingo (8) e fui filmar o tamanho do incêndio e, por acaso, aparecem as duas pessoas que estava ateando o fogo. Eu não imaginava que no meio do fogo teriam dois incendiários”.
Veja o vídeo abaixo:
A reportagem não conseguiu identificar os envolvidos e a polícia não recebeu denúncia sobre o caso até a publicação desta matéria.
Suspeito detido em Sorriso
A delegacia da Policia Civil deteve nessa segunda-feira (9) um homem suspeito de causar incêndios diversos pontos da cidade e na zona rural.
O homem foi detido pelo crime ambiental, após imagens de câmeras de segurança captaram a ação criminosa, inclusive do carro usado pelo suspeito. Ele foi interrogado e negou a ação criminosa.
As prisões no estado ocorreram em 12 municípios: Jaciara, Cuiabá, Alta Floresta, Alto Araguaia, Diamantino, Marcelândia, Nortelândia, Nova Monte Verde, Tapurah, Primavera do Leste, Rondonópolis e Sorriso.
Combate aos incêndios
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso extinguiu mais quatro incêndios florestais nas últimas 24 horas. Nesta terça-feira (10), outros 52 incêndios são combatidos por 458 bombeiros, que contam com o apoio de 224 pessoas entre brigadistas e servidores do Estado, totalizando 682 pessoas envolvidas nas ações.
Em Mato Grosso, foram registrados 2.124 focos de calor até o sábado (7) , conforme última checagem às 17h30, no Programa BDQueimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) Desses focos, 1.132 se concentram no Cerrado, 913 na Amazônia e 79 no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).
Importante ressaltar que o foco de calor isolado não representa um incêndio florestal. Entretanto, um incêndio florestal conta com o acúmulo de focos de calor. Qualquer indício de incêndio, os bombeiros orientam que a denúncia seja feita pelos números 193 ou 190.