Operação da PF (Polícia Federal) deflagrada na manhã desta quarta-feira (03) investiga esquema de corrupção em licitações de obras em Corumbá – distante 425 km de Campo Grande -. Mandados também são cumpridos em Campo Grande, na representante da empresa Blue Sky.
As equipes amanheceram no paço municipal, apreendendo documentos no setor de infraestrutura do município. Além disso, estiveram na casa do Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Campos Ametlla, da coordenadora do setor de licitação de obras, Thamíris Lemos Franco Gonçalves e do superintendente de serviços públicos, Joelson Pereira Dib.
Assim, a PF apreendeu documentos e a caminhonete do secretário. Ainda não foram divulgadas mais informações sobre todo o teor do que foi apreendido, mas as equipes encaminharam os materiais para a delegacia da PF em Corumbá.
A investigação apura a criação de empresa em nome de laranja para vencer licitações de obras no município. De acordo com as investigações, a empresa sequer teria qualificação para participar dos certames e, ainda assim, ganhou contratos para executar obras em Corumbá.
Em Campo Grande, equipes estiveram na representante da empresa, que não teve o nome divulgado.
Não houve prisões até o momento.
As informações foram repassadas pelo jornal Folha de MS.
A prefeitura de Corumbá emitiu nota oficial sobre a operação. Confira na íntegra:
“Sobre a operação policial realizada nesta quarta-feira, 3 de julho, a Prefeitura de Corumbá esclarece que foram cumpridos mandados de busca e apreensão na Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos e na residência de servidores da pasta.
No Paço Municipal, a ação policial foi acompanhada pela Procuradoria Geral do Município, que não teve acesso aos autos porque o processo corre em segredo de justiça. O expediente na Prefeitura de Corumbá segue normalmente nesta quarta-feira.
A Prefeitura de Corumbá reitera seu compromisso com a lisura, transparência e o respeito com o erário. O Executivo municipal segue à disposição das autoridades competentes para prestar qualquer esclarecimento”.
À reportagem, o prefeito Marcelo Iunes (PSDB) disse, inicialmente, que não sabia do teor das buscas. “Fiquei sabendo agora. Não estou sabendo ainda o que que foi, só sabendo que estão fazendo visita no setor da infraestrutura”, declarou.
*Editada às 08h52 para acréscimo de posicionamento da prefeitura de Corumbá