Um preso recolhido Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, a Máxima de Campo Grande, planejou assalto contra casal de idosos, ocorrido na madrugada de 17 de outubro deste ano em Naviraí. O crime, praticado por cinco adolescentes e três adultos, foi desvendado por policiais da 1ª Delegacia de Polícia da cidade.
Nesta quinta-feira (14), a polícia deflagrou a Operação “Argos Panoptes”, para cumprir cinco mandados de busca e apreensão e cinco mandados de internação dos adolescentes infratores, que têm entre 16 e 17 anos.
Durante as buscas, dois adultos, de 20 anos, foram presos em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de armas. Quatro adolescentes foram detidos ontem e o quinto foi capturado nesta sexta-feira (15).
Os idosos dormiam quando foram surpreendidos por dois bandidos dentro do quarto. Um deles estava com arma de fogo e o outro com uma faca. Após dominarem as vítimas, os assaltantes reviraram a casa à procura de bens de valor.
Da residência, eles levaram joias, celulares, TV, relógios, roupas e uma SUV Tracker. Também fizeram transferências bancárias por pix do celular de umas das vítimas. O prejuízo foi calculado em R$ 200 mil. O veículo foi levado para o Paraguai, mas foi recuperado pela Polícia Nacional.
A Seção de Investigações Gerais da 1ª DP identificou cinco adolescentes envolvidos no assalto, bem como os três adultos que prestaram apoio. Um deles é o preso custodiado no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho. Apontado como mentor intelectual do crime, ele mantinha contato com os demais envolvidos através de redes sociais.
Nesta quinta, equipes da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Naviraí, com apoio da Delegacia Regional, da Delegacia de Atendimento à Mulher e da Delegacia de Mundo Novo, saíram às ruas para cumprir os mandados.
Durante as diligências, na casa de C.F., 20, foram apreendidas uma pistola marca Taurus calibre 9mm com carregador contendo sete munições intactas, uma pistola sem marca e calibre aparentes com cinco munições calibre 22, papelotes de cocaína, 200 gramas de maconha a granel e três balanças de precisão.
Em outro local, também foi preso por tráfico de drogas, qualificado pelo envolvimento de menores, O.G.C., 20, encontrado com 8,2 quilos de maconha e uma porção de cocaína. Durante a operação, policiais de Mundo Novo cumpriram mais dois mandados de internação de adolescentes e um mandado de prisão de adulto, identificados como autores de roubo ocorrido naquele município.
Segundo a Polícia Civil, as investigações continuam para identificação de outras pessoas envolvidas no crime. O nome da operação faz alusão ao monstro de cem olhos da Mitologia Grega, pois o gigante Argos Panoptes serviu como eterno vigia para todos os deuses por causa dos seus cem olhos atentos.