Equipe do 1º BPM (Batalhão de Polícia Militar), realizou a “Operação Gatuno” no combate contra furtos e roubos de veículos, residências e comércios na região central de Campo Grande. A ação foi realizada na noite de sexta-feira (14) e contou até com helicóptero.
Durante o policiamento, equipes de radiopatrulha e Força Tática, houve o reforço das equipes do CGPA (Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo), utilizando o helicóptero PT- FRN e da ROCAM (Rondas Ostensivas de Choque e Ações Motociclistas) e do pelotão do BPMChoque (Batalhão de Polícia Militar de Choque).
Rondas e abordagens, foram intensificados em pontos estratégicos do centro e considerados mais suscetíveis a furtos e roubos. Levantamento realizado pela polícia mostra que os crimes em comércios ocorrem em horário de expedientre. Já nas residências os bandidos agem, principalmente, durante a madrugada.
A Comandante do 1º BPM, Tenente-Coronel PM Kátia, ressaltou que a operação, que teve início na noite de ontem, não tem data para acabar. Segundo ela, o objetivo é transmitir maior segurança a população, prevenir e reprimir os crimes e a violência na região central da cidade.
Operação Gatuno
A operação recebe este nome, de origem espanhola e faz referência à pratica de furto, usando de destreza para alcançar seus objetivos ilícitos.