A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Coxim, recuperou 34 cabeças de gado furtadas da Fazenda Brasil Novo, de propriedade de E.A.R. A ação ocorreu após o registro de furto realizado em 03 de novembro pelo filho do proprietário, E. B. R., que informou o desaparecimento das cabeças de gado, ocorrido na mesma data.
Investigação – Com base nas informações obtidas, a equipe policial identificou o Assentamento Santo Antônio, na região da Amaralina, como possível local onde os animais poderiam estar escondidos. Após diligências, o gado foi encontrado na chácara de J.A.M.V., de 37 anos, situada no lote 26 do assentamento.
No local, a perícia constatou que os animais apresentavam novas marcas, sobrepostas às originais – técnica utilizada por criminosos para mascarar a origem do rebanho furtado. As marcas recentes, identificadas como “EB”, foram gravadas sobre as marcas “ER” originais da propriedade da vítima, o que reforçou a tentativa de ocultação criminosa.
Desdobramentos – Em depoimento, J.M. afirmou ter adquirido o gado de E.S., funcionário de uma fazenda vizinha à Fazenda Brasil Novo. Ele foi preso em flagrante pelo crime de receptação, enquanto as investigações continuam para identificar todos os demais envolvidos no esquema.
Canal para denúncias – A Polícia Civil reforça a importância de denunciar crimes rurais, como o abigeato, e destaca que a cooperação da comunidade é fundamental para combater esse tipo de crime.
Para mais informações ou para realizar denúncias anônimas, entre em contato com a Primeira Delegacia de Coxim pelo telefone: (67) 9227-4552.
Fonte: Mikaela Loni – Estágio Supervisionado