Uma operação iniciada pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Abigeato (DELEAGRO) resultou na recuperação de 27 cabeças de gado furtadas, que estavam sendo leiloadas em Campo Grande no último dia 13 de novembro. As reses apresentavam marcas originais da vítima, além de novas marcas pertencentes à propriedade que havia enviado os animais ao leilão.
Após a apreensão no recinto, o lote foi devolvido ao proprietário. Em continuidade às investigações e com o apoio da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), os policiais foram até a propriedade responsável pela remarcação, localizada em Rio Verde de Mato Grosso.
Durante a vistoria, encontraram 92 cabeças de gado irregularmente remarcadas, pertencentes a propriedades vizinhas, além de 7 animais sem identificação de origem.
O funcionário da propriedade foi interrogado e confessou ter remarcado os animais, justificando que a ação visava evitar inconsistências na contabilidade do rebanho, uma vez que algumas reses haviam “ausente”. Ele foi indiciado pelo crime e as investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos no esquema.
O valor estimado do gado recuperado ultrapassa R$ 400 mil e as reses já foram devolvidas aos proprietários lesados.