A semifinal do Campeonato Argentino está definida, e pela primeira vez em anos recentes, sem a presença de Boca Juniors ou River Plate. Os dois maiores clubes do país foram eliminados em casa nas quartas de final, abrindo espaço para uma disputa equilibrada entre quatro equipes tradicionais.
Na noite de terça-feira (20), o River foi superado pelo Platense nos pênaltis, após empate no tempo normal, em pleno Monumental de Núñez, diante de mais de 80 mil torcedores. Um dia antes, o Boca Juniors já havia se despedido da competição com derrota por 1 a 0 para o Independiente, na Bombonera.
Curiosamente, todos os times visitantes avançaram às semifinais, apesar da vantagem de mando que os mandantes tinham por melhor campanha na fase classificatória.
Com o resultado histórico, o Platense enfrentará o San Lorenzo no domingo (25), às 16h (de Brasília), em partida única no Estádio Nuevo Gasómetro. No outro lado da chave, o Independiente encara o Huracán no sábado (24), às 18h30, no Estádio Libertadores de América.
A grande final do Campeonato Argentino será no dia 1º de junho, no Estádio Único Madre de Ciudades, em Santiago del Estero.
A ausência dos principais protagonistas nacionais transforma esta reta final em um terreno aberto para surpresas, e um novo campeão poderá surgir longe dos holofotes tradicionais.