O plantio da safra 2024/25 de soja em Santa Catarina está praticamente finalizado, com uma área total de 830 mil hectares cultivados, o que representa um aumento de 2,5% em relação aos 810 mil hectares da temporada passada.
Até o dia 13 de dezembro, o plantio atingia 99% da área prevista, o que supera o progresso do mesmo período no ano passado, quando o índice era de 93%. Nos últimos cinco anos, a média de plantio para a safra de soja no estado foi de 96,4%.
Segundo a Safras & Mercadoa produção esperada para a safra 2024/25 no estado é de 3,171 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 5,8% em comparação com a safra anterior, que teve uma produção de 2,998 milhões de toneladas. O rendimento médio das lavouras também deve registrar aumento, com previsão de 3.840 quilos por hectare, contra 3.720 quilos por hectare da safra passada.
A soja em Campos Novos
Na cidade de Campos Novos, localizada na região central de Santa Catarina, o plantio da soja foi concluído em uma área de 26 mil hectares. O desenvolvimento das lavouras está sendo beneficiado por boas chuvas na região, e as plantas estão entre as fases de floração (20%) e crescimento vegetativo (80%). Os produtores da região estão monitorando ativamente o desenvolvimento das lavouras e tomando medidas preventivas para o controle de pragas, como o mofo branco, que pode afetar a produtividade.
Além de Campos Novos, a Cooperativa Regional Agropecuária de Campos Novos Ltda (Copercampos) informa que o plantio está praticamente concluído nas 140 mil hectares previstos em suas demais unidades, com exceção de uma pequena área em Lages, que continua sendo plantada. Se o clima continuar favorável, a previsão de produtividade é de 3.900 quilos por hectare.