O Pix, sistema de pagamento instantâneo que conquistou os brasileiros, deve ultrapassar os cartões de crédito como principal forma de pagamento nas compras online até 2027. A previsão é da consultoria Oliver Wyman, que aponta uma queda da participação dos cartões de 40% para 27%, enquanto o Pix crescerá de 30% para 50%, impulsionado pelo Pix parcelado ou Pix garantido.
Pix parcelado como alternativa aos cartões
Embora ainda sem lançamento oficial pelo Banco Central, o Pix parcelado já é testado por bancos e financeiras. A expectativa é que essa versão do sistema de pagamento proporcione mais uma alternativa para os consumidores, oferecendo a possibilidade de parcelamento sem as altas tarifas cobradas pelas bandeiras de cartões.
🚀Participe do grupo VIP do Folha MS e receba as notícias em primeira mão📣
Outras tendências no varejo online
Além da popularização do Pix, a consultoria aponta outras tendências para o setor. O comércio socialque envolve a venda de produtos diretamente por meio das redes sociais, tem se expandido consideravelmente.
Outro ponto destacado é o avanço da omnicanalestratégia adotada por varejistas para integrar suas operações físicas e digitais, proporcionando uma experiência de compra mais fluida para os consumidores.
🚀Acompanhe o Folha MS também em nossas Redes Sociais Facebook, Instagram e TikTok📣