Um cachorro da raça Pitbull, vítima de maus-tratos, no bairro Portal Caiobá, em Campo Grande, foi resgatado por agentes da Guarda Civil Metropolitana, na tarde de quinta-feira (6). O cachorro estava abandonado em uma casa insalubre.
Segundo informações de vizinhos, o animal estaria em situação de vulnerabilidade há mais de 6 meses. De acordo com o registro policial, a Decat soube do caso por meio de uma denúncia da GCM (Guarda Civil Metropolitana). As informações da queixa seria de que o cão estava abandonado, sem assistência por parte do tutor e estaria sobrevivendo por meio do auxílio de vizinhos.
Ao chegar no endereço, os agentes encontraram o quintal da casa em estado de insalubridade. Era possível encontrar fezes e sujeira por todo o espaço. O animal estava visivelmente debilitado, com extrema magreza e com sintomas da doença de leishmaniose: unhas grandes, visão comprometida, pele escamando.
Residência estaria sem moradores
Ao consultarem os vizinhos da residência, os moradores informaram ainda que no momento, não há ninguém morando na casa. Com a chegada da perícia, os policiais solicitaram a presença de dois responsáveis pelo imóvel para acompanharem a ocorrência.
Durante as diligências no local, a proprietária do imóvel, que atualmente mora em Terenos, alegou o animal seria responsabilidade de uma outra pessoa, que estaria morando na casa por aluguel. No entanto, a suposta atual moradora não respondeu às tentativas de contato.
O cachorro foi doado para um abrigo temporário e segundo os vizinhos. Em breve ele irá para um lar definitivo e ficará sob responsabilidade de uma protetora independente. Nesse sentido, o caso foi registrado como maus-tratos e segue em investigação pela Decat.