A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (2) a terceira fase da operação Sniffing, que tem por objetivo combater o armazenamento e a distribuição de imagens e vídeos contendo exploração sexual envolvendo crianças e adolescentes. Os agentes realizam um mandado de busca e apreensão na cidade de Sorriso, a 503 km de Cuiabá. O mandado foi expedido pela Vara Criminal do município.
O alvo da investigação é um individuo suspeito de manter um acervo significativo de arquivos chamado de pedopornográficos.
Os investigadores descobriram que o acusado teria 1.197 arquivos que contêm imagens e vídeos com conteúdo criminoso, incluindo de abuso sexual infantil.
Se confirmado o armazenamento, compartilhamento ou venda desse material, o suspeito pode enfrentar penas que podem somar até 10 anos de prisão, de acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). O nome “Sniffing” é um termo em inglês e refere-se a uma técnica de monitoramento de rede, utilizada para rastrear o tráfego de informações entre criminosos.
Operação Terabyte
No dia 25 de setembro de 2024, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em todo o país contra suspeitos de armazenar e compartilhar material de abuso sexual contra crianças e adolescentes. A operação contou com a colaboração da Polícia Civil. Foram 144 mandados, sendo uma busca e apreensão na cidade de Jauru no estado de Mato Grosso. Foi realizada uma prisão em flagrante de um dos investigados.