A pessoa mais velha do mundo, Maria Branyas Morera, morreu aos 117 anos, conforme anunciou sua família nas redes sociais.
O Guinness World Records também emitiu um comunicado confirmando sua morte aos 117 anos e 168 dias, tornando-a a oitava pessoa a atingir a idade mais velha verificada na história.
“Mary faleceu pacificamente no lar de idosos na Catalunha, Espanha, onde residiu durante duas décadas”, afirmou o comunicado do Guinness World Records, que acrescentou que ela morreu na segunda-feira (19).
Nesta terça-feira (20), a família de Morera publicou um post em sua conta X anunciando sua morte.
“Ela saiu como queria: dormindo, em paz e sem dor”, dizia o post.
Sua família acrescentou que Morera lhes disse pouco antes de sua morte: “Não sei quando, mas muito em breve esta longa jornada chegará ao fim, sorridente, livre e satisfeita”.
Morera foi eleita a pessoa viva mais velha do mundo pelo Livro dos Recordes em janeiro de 2023, após a morte da freira francesa André, aos 118 anos.
Ela disse ao Guinness World Records que viveu uma vida tão longa graças à “ordem, tranquilidade, boa ligação com a família e amigos, contato com a natureza, estabilidade emocional, sem preocupações, sem arrependimentos, com muita positividade e afastamento” de pessoas tóxicas.
“Acho que a longevidade também tem a ver com sorte. Sorte e boa genética”, acrescentou.
Ele nasceu em 4 de março de 1907, dois anos antes do início da construção do malfadado Titanic.