Um novo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas revela que a rejeição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua maior do que a aprovação. Segundo os resultados, 49,6% dos entrevistados desaprovam a gestão do presidente, enquanto 46,2% aprovam. Outros 4,2% não souberam ou não responderam.
A pesquisa, realizada com 2.020 eleitores em 160 cidades entre os dias 27 de abril e 1º de maio, tem uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais e um índice de confiabilidade de 95%. Comparado à pesquisa anterior em março, a rejeição ao presidente subiu 0,8%, enquanto a aprovação caiu 0,4%, ambos dentro da margem de erro.
Para 31,9% dos brasileiros, a gestão de Lula é ótima ou boa, um ponto percentual a menos do que em março. Por outro lado, 41,1% consideram a administração petista ruim ou péssima, uma oscilação de 0,6% para cima. Outros 26% acham que o governo federal faz um trabalho regular.
Os eleitores apontaram as principais falhas do governo Lula: aumento de impostos (6,2%), falta de controle da inflação (4,4%) e falta de combate à corrupção (4,3%).