Evento reuniu especialistas, atletas e o público geral com foco no esporte, ciência e sociedade
Pela primeira vez o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) promoveu evento focado no desenvolvimento do paradesporto no Brasil reunindo diversas atividades simultâneas, entre elas, VII Congresso Paradesportivo Internacional. O 1º Expo Brasil Paralímpico teve duração de 4 dias e encerrou neste sábado (23), no São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista.
A iniciativa contou com a divulgação de conteúdos, experimentações esportivas, interação com atletas, e, principalmente, promoveu inclusão com o objetivo de abrir caminhos e propor avanços para o paradesporto brasileiro.
O evento reuniu especialistas, atletas e o público geral com foco no esporte, ciência e sociedade em parceria com a 19ª Reatech, uma das feiras mais importantes da América Latina dedicadas à promoção da acessibilidade e da qualidade de vida das pessoas com deficiência.
“Toda a programação mostrou muito bem os dois últimos ciclos paralímpicos, que foram muito vitoriosos para o Brasil. Foi apenas a primeira edição do Expo Brasil Paralímpico, mas o resultado foi o melhor possível”, avaliou Mizael Conrado, presidente do CPB e bicampeão paralímpico no futebol para cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008).
Atividades do evento
Durante todo o evento, atividades práticas como judô, tênis de mesa, basquete de cadeira de rodas, escalada e equoterapia trouxeram experiências diferentes e de integração para os visitantes, que puderam vivenciar de perto o esporte adaptado, além de interagir com atletas medalhistas nos Jogos Paralímpicos de Paris.
“Interagir com o público, principalmente crianças e adolescentes, faz toda a diferença para o esporte paralímpico. Quando as pessoas têm uma referência, elas se inspiram, se espelham e percebem que o sucesso é uma possibilidade real. O esporte paralímpico precisa disso”, afirmou Beth Gomes, bicampeã paralímpica no lançamento de disco.
O Expo Brasil Paralímpico também sediou o VII Congresso Paradesportivo Internacional, que discutiu o futuro do paradesporto levantando temas sobre tecnologia, ciência e gestão inovadora.
O congresso buscou aproximar o conhecimento gerado nas universidades brasileiras sobre a prática esportiva, reunindo pesquisadores, alunos de pós-graduação, grupos de pesquisa, bem como profissionais de áreas afins para debates, oficinas e painéis.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Céu Azul e Tópicos.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!