Em Madrid, no bairro de Lavapiés, um templo inusitado atrai visitantes com sua proposta irreverente: a “Igreja Patólica”onde o Deus é um pato de borracha. Fundada há 12 anos pelo comediante Leo Bassi, a igreja mistura humor, arte e uma reflexão sobre a simplicidade da vida.
“Se eu tivesse um Deus, como ele seria?“, questiona Bassi, que escolheu o pato como símbolo de sua “fé”. Ele explica que seu Deus não poderia ser todo-poderoso, mas sim algo pequeno, infantil e despretensioso, alinhado ao espírito brincalhão dos palhaços.
A cada fim de semana, o comediante de 72 anos “celebra missas” que combinam humor, crítica social e interação com o público. Usando objetos como um piaçaba para arrancar risadas, as cerimônias já incluem casamentos simbólicos, onde alianças são substituídas por pequenos patos de borracha, e até “funerais”, tudo sem validade legal, mas com forte apelo afetivo.
Pato de Borracha
O interior da capela reflete o tema central, com obras de arte dedicadas aos patos de borracha. Segundo Bassi, a igreja tem o objetivo de “valorizar as pequenas coisas” e ensinar a não temer o fracasso.
Desde que viralizou nas redes sociaisa igreja recebe milhares de visitantes curiosos, que participam gratuitamente das cerimônias e eventos.