João Pedro Souza Silva, paratleta de ciclismo de Campo Grande, está prestes a disputar uma das etapas do maior campeonato de ciclismo do mundo, o Tour de France, adaptado para o Brasil com o L’Étape Rio de Janeiro. O evento acontecerá entre os dias 28 e 30 de junho, e João Pedro participará graças ao apoio financeiro do Auxílio Atleta, fornecido pela Fundação Municipal de Esportes (Funesp).
João Pedro já possui um histórico notável no ciclismo. Ele se classificou em várias competições de estrada, incluindo o XIV e XV GP MEGA 94, além de ser campeão da Supercopa e vice-campeão do ranking da Copa Centro. Em 2023, ele participou de nove provas, demonstrando consistência e talento em eventos como o GP Mega, 2° GP Rio Brilhante, Estadual Meio Fundo, GP Dourados, GP Maracaju, Estadual de CRI, GF Bodoquena, Estadual de Resistência e a Super Copa.
O campeonato no Brasil será realizado em diversas etapas, incluindo a 4ª edição do L’Étape Rio de Janeiro, a 7ª edição do L’Étape Campos do Jordão, programada para setembro, e a 5ª edição do L’Étape Cunha, prevista para abril de 2024.
O diretor presidente da Funesp destacou a importância do apoio financeiro para os atletas. “É fundamental para todo o atleta que galga grandes pódios tenha auxílio financeiro para poder elevar o seu nível e trazer como resultado grandes títulos. Estamos conseguindo entregar valores que ajudam muito para que esses atletas consigam alcançar seus sonhos e até mesmo se profissionalizar”.
João Pedro também ressaltou a relevância do apoio recebido. “O pessoal da Funesp está me dando toda atenção e proporcionando toda essa experiência. Vai me ajudar com os custos e todas as despesas com a viagem. Vai ser uma oportunidade muito boa para representar nosso estado e o paratletismo no Rio de Janeiro.”
Processo de Cadastro para o Auxílio Atleta
Para se habilitar ao recebimento do Auxílio Atleta, os interessados devem protocolizar o Requerimento junto à Fundação Municipal de Esportes. É necessário apresentar documentos como uma identificação oficial com foto, comprovante de residência, declaração da entidade desportiva atestando a atividade esportiva regular e filiação a uma entidade regulamentadora, entre outros requisitos específicos.
O auxílio financeiro é destinado a cobrir diversas despesas, incluindo hospedagem e transporte, com um valor máximo de R$ 5.000,00 por atleta para o ano de 2024. A Funesp estabelece que o auxílio deve ser depositado diretamente na conta bancária do atleta e, em casos de competições internacionais fora do Mercosul, é necessário possuir passaporte válido com visto de entrada.
O apoio ao esporte por meio de iniciativas como o Auxílio Atleta é crucial para promover o desenvolvimento de talentos e permitir que atletas locais alcancem reconhecimento em competições nacionais e internacionais.
The post Paratleta de Campo Grande disputa L’Étape Rio do Tour de France appeared first on Jornal OSM – O sul-mato-grossense.