O domingo (28) foi quente em todo o Mato Grosso do Sul, devido uma onda de calor que avança sobre o Estado e deve elevar as temperaturas em todas as regiões. Mas foi Paranaíba que alcançou a máxima de 35.6 °C, sendo a oitava cidade mais quente de todo o país.
O levantamento foi divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que lista os 99 municípios mais quentes do país durante o dia. A cidade mais quente do Brasil neste domingo foi Jacarepaguá (RJ), com termômetro na casa dos 38.4°C.
Mato Grosso do Sul teve dois municípios representados na lista nacional. Além de Paranaíba, Campo Grande ficou na 33ª posição, ao atingir a máxima de 32.8°C na região do aeroporto.
Alerta – O Inmet colocou os 79 municípios de Mato Grosso do Sul sob alerta, de cor laranja (com perigo potencial), para onda calor com temperaturas 5?°C acima da média com risco à saúde. O aviso começou a valer no último sábado (27) e vai até o dia 1º de maio, quarta-feira.
Conforme o Climatempo, a nova onda (a 4ª deste ano) é resultado da atuação de uma área de alta pressão formada em Mato Grosso do Sul e no Paraná, que age como uma barreira, mantendo o ar seco e quente e elevando as temperaturas nos próximos dias. O bloqueio atmosférico dificulta a chegada de frentes frias.
Para hoje (29), segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), há possibilidade de pancada de chuva, de forma bem localizada em algumas regiões, devido ao aquecimento diurno aliado ao transporte de calor e umidade.
O calor acima da média e a presença do ar seco trazem impactos na vida da população e algumas recomendações são essenciais, como beber bastante líquido, umidificar os ambientes e, quando possível, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia.