Presidente do Paraguai, Santiago Peña, chamou o embaixador do país no Brasil, Juan Ángel Delgadillo, após revelação de suspeitas de espionagem por parte do Governo Lula. O caso está relacionado à relação entre os dois países na questão da Usina Binacional de Itaipu.
Além disso, diz a CNN Brasil, o presidente do país vizinho cobrou do embaixador brasileiro no Paraguai, José Antônio Marcondes explicações sobre a suposta ação hacker da gestão Lula.
Suspenso
A chancelaria paraguaia também anunciou a suspensão de todas as negociações do novo Anexo C do Tratado de Itaipu Binacional.
O caso
O Portal UOL divulgou, nesta segunda-feira (31), que a Agência Brasileira de Inteligência, a Abin, executou ação hacker contra o governo do país vizinho. A situação teria começado na gestão Bolsonaro e se mantido na administração Lula.
O foco da ação brasileira seria obter informações sigilosas sobre a negociação de tarifas da usina hidrelétrica de Itaipu.
Segundo o Infomoney trouxe nesta terça-feira (1º), servidores da própria Abin disserm à Polícia Federal que a investiga ilegal foi autorizada pelo atual diretor da agência, Luiz Fernando Corrêa.