Presidente da Câmara, vereador Papy PSDB, recebeu, nesta segunda-feira 5, a diretoria da Santa Casa de Campo Grande. O hospital abriu campanha de doações para reforma do Pronto Socorro.
O vereador Dr. Victor Rocha PSDB participou do encontro na condição de presidente da Comissão Permanente de Saúde da Casa de Leis. A ação foi intitulada de ”Juntos Pela Vida – Sua Contribuição Salva”.
A presidente do hospital, Alir Terra Lima, diretor-secretário Heitor Miguel Schelbeler, além do diretor-financeiro Marcos Alceu Villalba estiveram no encontro. A meta da unidade de saúde é conseguir 1,8 milhão de reais para a reforma.
Segundo a divulgação da Câmara, a presidente destacou a importância de toda a população colaborar com alguma quantia.
”Estamos buscando junto à população e às pessoas que entendem a necessidade por já terem passado lá pelo pronto-socorro. Se cada um doar uma pequena parcela, nós chegaremos a esse valor de imediato e até 90 dias, que é dia 13 de julho, nós já estaremos com essa área totalmente restaurada para bem atender a população”, afirmou.
A gestora reforçou ainda o apoio dos vereadores.
”A Câmara Municipal é aquela que representa a população e pode nos auxiliar fazendo um chamamento dentro de todos os gabinetes, buscando seus parceiros, amigos. Tudo isso é possível, tudo é possível quando nós nos unimos em torno do bem”, afirmou Alir Terra.
Papy
O presidente Papy destacou que a Santa Casa é uma responsabilidade de todos. “Todo campo-grandense já foi atendido, tem algum familiar ou amigo que foi atendido ou até será atendido na Santa Casa. Todos nós precisamos nos unir nesse propósito de ajudar a Santa Casa, que é uma porta de entrada para a saúde das pessoas em Campo Grande, que socorre centenas de pessoas no Estado todo. É dever de todo campo-grandense se comprometer com essa boa causa. A Câmara é parceria no sentido de ajudar que a gente possa promover essa ação conjunta e dar um resultado para saúde de nossa cidade”, afirmou.
Ainda segundo divulgado pelo Legislativo, no encontro foi repassado um panorama do hospital e também as dificuldades no pronto-socorro, diante do aumento de pacientes atendidos, em quantidade superior ao contratualizado. Conforme dados repassados pela Santa Casa, dos 110 pacientes atendidos por dia, a taxa de internação é de 56%. Esse cenário, segundo informações do hospital, também contribui na superlotação do pronto-socorro, pois não há disponibilidade de leitos, prolongando o tempo de permanência dos pacientes na unidade de emergência.
Obras
As obras incluem modernização da estrutura, climatização dos espaços e reorganização do fluxo de atendimento. No pronto-socorro, os pacientes são acomodados em espaços denominados “pontos de cuidado”, onde recebem o parecer clínico no menor tempo possível. A presidente do hospital informou que toda a obra, incluindo a aplicação dos recursos recebidos na campanha, será acompanhada pelo Ministério Público Estadual, buscando mais transparência.
Doações podem ser feitas pela chave Pix oficial [email protected].