Um paciente psiquiátrico, aparentemente em surto, teria passado a noite na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Universitário sem receber medicação, sendo deixado em um banco de espera durante a madrugada.
A denúncia chegou ao Jornal Midiamax através do Fala Povo. Conforme as informações, o paciente foi encaminhado inicialmente ao CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) devido ao surto psiquiátrico. Porém, por falta de vagas para internação, ele foi transferido para a UPA, onde os responsáveis foram orientados a aguardar por uma vaga.
No entanto, o paciente não foi medicado nem transferido para um hospital psiquiátrico ou enfermaria especializada. “Eles tinham a obrigação de medicá-lo e abrigá-lo em qualquer unidade de saúde”, afirmou a denunciante.
Em resposta, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou à reportagem que, na tarde desta segunda-feira (23), o paciente foi acolhido em um leito e está recebendo os cuidados médicos necessários. “A equipe da unidade, através da Assistência Social, entrará em contato com a família para esclarecer dúvidas e fornecer as orientações necessárias”, diz a nota oficial.
Apesar disso, ainda não há leito disponível em hospital psiquiátrico. “A Sesau reitera que a equipe móvel de psiquiatria foi acionada e já realizou a avaliação do paciente, que permanece aguardando a disponibilização de vaga no CAPS”, conclui a nota.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, O que você acha do WhatsApp?, Céu Azul e Tópicos.