O Ouvidor do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Renzo Siufi, foi eleito Vice-Presidente do CNOMP (Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público), em eleição realizada na última sexta-feira (8), em Goiânia, Goiás.
A reunião destacou a eleição de Humberto Alexandre Campos Ramos, Ouvidor do MPES (Ministério Público do Estado do Espírito Santo), como novo presidente da entidade. Ele sucederá Jussara Maria Pordeus e Silva, Ouvidora do MPAM (Ministério Público do Estado do Amazonas), e assumirá oficialmente o cargo em março de 2025. Renzo Siufi, eleito Vice-Presidente, terá um papel crucial ao lado da nova diretoria no fortalecimento das Ouvidorias em todo o país.
A nova diretoria do CNOMP inclui ainda Maricélia Campelo de Assunção, Ouvidora do MPAP (Ministério Público do Estado do Amapá), que assumirá a Secretaria. O evento também celebrou as conquistas das Ouvidorias com a entrega da Comenda “Ordem ao Mérito do CNOMP” à ex-Ouvidora-Geral do MPBA (Ministério Público da Bahia), Elza Maria Souza, em reconhecimento ao seu trabalho e dedicação.
O encontro também contou com palestras sobre iniciativas inovadoras das Ouvidorias estaduais. A Procuradora de Justiça do MPGO (Ministério Público de Goiás), Ivana Farina, apresentou uma reflexão sobre o papel da instituição na implementação de julgamentos com perspectiva de gênero, abordando os principais desafios e as soluções possíveis.