Duas argentinas são presas com cápsulas de cocaína durante operação em aeroporto no Paraguai
Marcos Morandi –
Uma operação envolvendo Paraguai, Argentina e Espanha, conseguiu desarticular uma rede de tráfico internacional de cocaína por meio do uso de mulheres como mulas. A ação foi deflagrada nessa segunda-feira (28) no Aeroporto Internacional de Assunção.
Segundo informações da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai, uma força-tarefa tripartite possibilitou a prisão de duas mulheres argentinas de 21 e 24 anos. Elas tentavam viajar para a Espanha com 154 cápsulas de cocaína no estômago.
Após a prisão, agentes da Senad conseguiram localizar um hotel onde as ‘mulas’ ficaram hospedadas antes da tentativa de embarque. Uma mulher apontada como recrutadora e coordenadora do esquema foi presa.
Com ela também foram encontradas 44 cápsulas da substância dentro de seu quarto. No total, entre os dois cidadãos argentinos e o recrutador, foram apreendidas 203 cápsulas, pesando 2 quilos e 358 gramas de cocaína.
Operações na Argentina
De forma coordenada, as autoridades argentinas realizaram diversas incursões que levaram à captura de dez pessoas de diferentes nacionalidades (Peru, Guiana Francesa, Suriname e Argentina), entre as quais está o líder da organização.
Ao longo do desenvolvimento da operação, foram apreendidos 33 quilos de MDMA, 2 quilos e meio de cocaína, 1.250 latas de LSD, 250 gramas de anfetaminas, 14 mil comprimidos de ecstasy e 4 litros e meio de cocaína líquida.
Em território argentino também foram apreendidos dinheiro, celulares, equipamentos de informática e outras provas.