Deflagrada na última quarta-feira (8), em Mato Grosso do Sul, a Operação Cosudenvolvendo sete Estados do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que numa força-tarefa operarão, simultaneamente, no enfrentamento ao crime organizado e no combate aos crimes transfronteiriços e transnacionais, nas regiões de Divisas e Fronteiras dos seus respectivos Estados intensificando as fiscalizações nos presídios estaduais.
A iniciativa, coordenada dentro do âmbito do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) concentra-se, principalmente, no policiamento das divisas estaduais e fronteiras, como também na intensificação das atividades policiais durante as “saidinhas” de presos no período que antecede o Dia das Mães.
As forças de segurança se reuniram na quarta-feira (8) pela manhã, em frente à Base Coronel PM Adib Massad em Dourados, para o início das ações de combate e enfrentamento ao crime, com a participação do Departamento de Operações de Fronteira (DOF); Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron); Polícia Civil, Polícia Militar; Polícia Penal; Choque; Bope; Canil do 3º Batalhão de Polícia Militar; Polícia Militar Rodoviária (PMR) e, Polícia Militar Ambiental (PMA).
A operação integrada entre as forças de segurança dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, e com a participação convidada do estado do Mato Grosso do Sul, está sendo coordenada em âmbito estadual pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), através da Coordenadoria de Operações Integradas e Cooperação Interagências (Copi). O objetivo primordial da operação é combater a violência e crimes por meio do reforço do policiamento.
A Operação Cosud é uma resposta conjunta e coordenada das instituições policiais para mitigar potenciais ameaças à segurança pública durante um momento sensível do calendário penitenciário. A integração entre as forças de segurança: Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Penal dos Estados, aliada à participação do estado do Mato Grosso do Sul, visa assegurar uma abordagem eficaz e abrangente para prevenir e combater a ocorrência de crimes.
Dessa forma, a operação não apenas fortalece a presença policial durante as “saidinhas” de presos, mas também promove uma colaboração interinstitucional efetiva permitindo o compartilhamento de recursos, expertise e informações relevantes. É fundamental que essa iniciativa seja conduzida com respeito aos direitos humanos e à dignidade dos indivíduos incluindo os presos, que exercem esse direito temporário de saída garantindo, assim, a segurança e tranquilidade à comunidade.