Na tarde de quarta-feira, 31 de julho, a Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Veículos (DEFURV) apreendeu uma motocicleta adulterada no Bairro Santa Luzia, em Campo Grande( MS). A apreensão ocorreu no âmbito da Operação “Caveat Emptor”, iniciada pela Polícia Civil na semana passada.
A operação visa identificar e localizar motocicletas adulteradas vendidas como “Bob” por uma organização criminosa. A investigação revelou que as motos são frequentemente roubadas, adulteradas e revendidas como se tivessem apenas pendências administrativas. Essas vendas ocorrem principalmente por meio de redes sociais.
Desde o início da operação, quatro motocicletas adulteradas já foram identificadas e apreendidas. A motocicleta apreendida ontem foi vendida a R.S.A.V., de 25 anos, e a organização responsável está sob investigação desde 2022.
Bob
Motos “bob” são veículos adulterados, geralmente provenientes de roubos ou furtos, cujas características, como número de chassi e placas, são alteradas para dificultar a identificação de sua origem ilícita.
Essas motos são vendidas a preços atrativos e frequentemente anunciadas em redes sociais, muitas vezes com a alegação de que possuem apenas pendências administrativas, ocultando seu histórico criminal. A expressão “bob” é usada para descrever esses veículos como se fossem opções baratas e descomplicadas, mas os compradores correm o risco de adquirir um bem roubado e enfrentar problemas legais.
Caveat Emptor
O termo “Caveat Emptor”, do latim, significa “cuidado, comprador”. É um aviso para que os compradores verifiquem a procedência dos veículos antes de adquiri-los, especialmente os anunciados como “Bob” nas redes sociais. A operação continua com o objetivo de recuperar mais veículos e desmantelar a organização criminosa.
Canal de atendimento
Denúncias sobre furtos e roubos de veículos podem ser feitas pelo WhatsApp: (67) 99226-0062.
CORREIO DO ESTADO