A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul deu início à Operação Boas Festas nesta segunda-feira (9), com o reforço de 70 novas viaturas locadas exclusivamente para reforçar o policiamento em Campo Grande.
Os veículos, modelo Renault Duster Intense, fazem parte de um contrato de R$ 9,3 milhões firmado pela Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), com validade de 30 meses e custo mensal de R$ 4,4 mil por unidade.
A operação, que vai até 5 de janeiro de 2025, tem como foco a prevenção de crimes durante o período de maior movimentação comercial e celebrações.
Com o acréscimo das viaturas locadas, o comandante do Comando de Policiamento Metropolitano, coronel Emerson de Almeida Vicente, afirmou que o policiamento diário na capital será, no mínimo, duplicado.
- Setores de policiamento ampliados: de 38 para 50, garantindo maior distribuição das viaturas pela cidade.
- Redução no tempo de resposta: “Conseguimos estar mais próximos da comunidade, reduzindo sensivelmente o tempo de resposta para atendimentos via 190 ou demandas da população”, explicou o coronel.
Modelo de locação e benefícios
O secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, destacou que a locação das viaturas é uma solução econômica e eficiente para renovar a frota da PM.
- Manutenção eliminada: os veículos são entregues prontos para uso, sem custos adicionais de manutenção.
- Renovação periódica: garante viaturas novas e disponíveis 24 horas.
Expansão para áreas rurais e especializadas
Na próxima semana, o governo entregará mais 40 viaturas voltadas para patrulhas rurais. Forças especializadas, como o Batalhão de Choque e a Cavalaria, também participam da Operação Boas Festas, ampliando o alcance do policiamento.
O coronel Emerson reforçou que o policiamento intensificado não será limitado ao período das festas. “Esse reforço será mantido ao longo de 2024, garantindo uma presença mais constante e eficaz da Polícia Militar nas ruas”, concluiu.
Policiamento no Interior
No interior, a PMMS marcará presença nos centros comerciais e locais com maior circulação de pessoas. As regiões turísticas do Estado receberão equipes extras de policiais militares, principalmente, nos dias próximos ao Natal e Réveillon.