A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou nesta quinta-feira (2) o balanço da Operação Ano Novo 2025 no Mato Grosso do Sul, realizada entre os dias 27 de dezembro e 1º de janeiro. Durante o período, foram registrados 20 acidentes de trânsitosendo 8 classificados como graves, com 26 pessoas feridas e 2 mortes.
Comparando com o mesmo período de 2023, houve uma redução no número de acidentes fatais, já que naquela ocasião foram contabilizados 4 óbitos. Por outro lado, os registros de infrações chamaram atenção.
Infrações mais frequentes
Durante a operação, a PRF identificou 1.194 infrações de trânsitocom destaque para:
- Ausência do uso de cinto de segurança;
- Transporte inadequado de crianças sem dispositivos de segurança;
- Ultrapassagens proibidas;
- Excesso de velocidade.
As fiscalizações com radares resultaram em 1.526 registros de velocidade acima do permitido.
Combate à alcoolemia
A PRF intensificou os comandos de alcoolemia, com a realização de 5.049 testículos. Ao todo, 48 condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcoolsendo que 4 acabaram presos por estarem com índices acima do limite permitido pela legislação.
Comparativo
Os números mostram que, embora o número de acidentes fatais tenha diminuído, as ocorrências de trânsito graves aumentaram em relação ao ano anterior, quando foram registrados 5 casos graves, contra os 8 de 2025.
A PRF reforça que o objetivo das fiscalizações é garantir a segurança nas rodovias, reduzindo acidentes e promovendo a conscientização dos motoristas sobre os riscos do desrespeito às leis de trânsito.