ONGs (organizações não-governamentais) de Campo Grande, e protetoras independentes de animais, receberão 8 mil doses da vacina V11, a vacina polivalente, para vacinação gratuita de cães na capital, de acordo com a Prefeitura de Campo Grande.
A ação vai começar na próxima segunda-feira (23). A Subea (Subsecretaria do Bem-Estar Animal) não detalhou como a campanha de vacinação será executada, mas afirmou que o trabalho será liderado pelas organizações que realizam o trabalho de acolhimento de animais abandonados ou situação de maus-tratos.
A vacina polivalente protege contra a cinomose, uma das doenças virais mais graves que afetam os cães, especialmente filhotes. Ela causa sintomas como febre, secreção ocular e nasal, problemas respiratórios, digestivos e neurológicos.
O tratamento para um animal acometido pela cinomose é muito caro, podendo custar entre R$ 3.000 e R$ 10.000, além de ser muitas vezes ineficaz em casos avançados. Com a vacina polivalente, esse risco pode ser completamente evitado.
Além da cinomose, a vacina também protege contra outras doenças graves que afetam os cães, como a parvovirose, hepatite infecciosa canina, adenovírus tipo 2, parainfluenza e leptospirose.
Essas enfermidades, se não tratadas, podem levar à morte do animal ou causar sequelas permanentes.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, O que você acha do WhatsApp?, Céu Azul e Tópicos.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!