As onças-pintadas Miranda e Antã, resgatadas no Pantanal em Mato Grosso do Sul após sofrerem queimaduras nas patas devido aos incêndios na região, seguem em recuperação no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) em Campo Grande. O tratamento inclui o uso de pomadas específicas e ozônio para acelerar a regeneração da pele, e os veterinários estimam que Miranda poderá ser liberada para retornar à natureza dentro de um mês.
O governador Eduardo Riedel visitou o CRAS nesta terça-feira (20) para acompanhar o progresso dos animais, elogiando o trabalho da equipe. “É um trabalho difícil, realizado com muito carinho, dedicação e conhecimento técnico”, afirmou Riedel. Miranda, uma fêmea de dois anos, e Antã, um macho de oito anos, apresentam melhorias significativas desde o resgate.
Miranda foi resgatada na quinta-feira (15), após ser encontrada mancando em uma fazenda. Já Antã, resgatado no sábado (17) na região do Passo do Lontra, estava debilitado e mal reagiu ao resgate. Ambos estão sendo alimentados com carne bovina e de frango, com a inclusão futura de peixe em sua dieta, e têm demonstrado boa recuperação.
A médica-veterinária Aline Duarte, coordenadora do CRAS, destaca que os animais estão recebendo o melhor tratamento possível, visando sua rápida reabilitação. “Apesar de a situação de Antã ser mais delicada, ele está progredindo bem”, afirmou Aline. A equipe de veterinários segue com os cuidados necessários para garantir a saúde dos animais, minimizando o contato humano para preservar seu comportamento selvagem.
Os resgates foram realizados pelo Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (Gretap), com apoio da Polícia Militar Ambiental (PMA) e do Ibama, como parte das ações da Operação Pantanal 2024.
The post Onças-pintadas resgatadas no Pantanal se recuperam e podem ser devolvidas à natureza em breve appeared first on Jornal OSM – O sul-mato-grossense.