Com uma atuação impecável, a seleção brasileira feminina de vôlei dominou o Japão nesta quinta-feira e garantiu sua vaga nas quartas de final da Olimpíada de Paris-2024. Lideradas por Gabi e Ana Cristina, o Brasil venceu o time asiático por 3 sets a 0, com parciais de 25/20, 25/17 e 25/18. Assim como na estreia, o bloqueio foi um dos pontos fortes da equipe, somando 10 pontos.
A vitória colocou o Brasil na liderança do Grupo B, com 100% de aproveitamento nos sets disputados. A Polônia está em segundo lugar e também garantida na fase eliminatória. Japão, apesar de ter sido vice-campeão na última Liga das Nações, e Quênia já não têm mais chances de avançar na competição.
O jogo teve um gostinho de revanche para as brasileiras, que foram eliminadas pelas japonesas na semifinal da Liga das Nações, no fim de junho. Além disso, a vitória foi um presente atrasado para o técnico Zé Roberto, que levou o Brasil ao ouro em três Olimpíadas e completou 70 anos na quarta-feira.
Desta vez, o técnico começou com a levantadora Roberta como titular, no lugar de Macris, que havia iniciado o jogo contra o Quênia. Esta foi a única mudança na equipe, que também contou com Rosamaria, Gabi, Ana Cristina, Carol, Thaisa e a líbero Nyeme.
No primeiro set, Brasil e Japão travaram um duelo equilibrado, com o placar sendo disputado ponto a ponto. Nenhuma das seleções abriu mais que dois pontos de vantagem. O time brasileiro se destacou em todos os fundamentos, especialmente no bloqueio e nos ataques de Rosamaria, o principal destaque do set inicial. No entanto, o Brasil cometeu cinco erros de saque quase em sequência.
Mais focado, o Brasil deslanchou na reta final do set e abriu uma surpreendente vantagem de cinco pontos, fechando a parcial com um bloqueio impressionante, demonstrando a força do fundamento brasileiro contra um adversário conhecido por sua forte defesa.
O segundo set começou com o Brasil mantendo o alto nível e abrindo vantagem com facilidade. No meio do set, já liderava por 13/7. Mantendo a consistência, a equipe fechou a parcial sem dificuldades.
No terceiro set, o Japão tentou reagir, mas o Brasil logo retomou a liderança, com 11/9, e não a perdeu mais. Rosamaria, Gabi e Ana Cristina lideraram os ataques, enquanto Nyeme se destacou nas recepções. O bloqueio brasileiro, que havia sido um diferencial no jogo, continuou funcionando de forma excelente.
Gabi foi a maior pontuadora da partida, com 17 pontos, seguida por Ana Cristina com 15 e Rosamaria com nove. Do lado japonês, Sarina Nishida foi o destaque com 10 pontos. O Brasil volta à quadra no domingo para enfrentar a Polônia, no encerramento da fase de grupos.
window.fbAsyncInit = function() {
FB.init({
appId : ‘817366702975485’,
cookie : true,
xfbml : true,
version : ‘v19.0’
});
FB.AppEvents.logPageView();
};
(function(d, s, id){
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)(0);
if (d.getElementById(id)) {return;}
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “https://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));