Uma paciente acabou detida após repreender a recepcionista de uma unidade de saúde na manhã desta quinta-feira (26), na Mata do Jacinto. Agentes da GCM (Guarda Civil Metropolitana) comandaram a ocorrência. O caso ocorreu no Cedip (Centro de Doenças Infectoparasitárias).
Conforme o registro policial, tudo começou quando após a recepcionista chamar a suspeita de senhor. Ela informou aos agentes que a chamou dessa maneira em razão do cartão do SUS da paciente, que consta um nome masculino. Após esse momento, a paciente ficou alterada, e teria afirmado “eu não sou senhor, olha a minha pele”, de maneira agressiva.
Por tratar-se de uma recepcionista negra, a vítima não aceitou a fala, que segundo ela tinha o objetivo de ofendê-la. Nesse sentido, ela denunciou a paciente para a GCM, que encaminhou as duas para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol.
Já a paciente negou a ofensa e relatou que não faltou com respeito com a recepcionista. O caso está registrado como injúria racial e segue em investigação pela Polícia Civil.