Iniciam nesta quarta-feira (28), as obras no Portão do Inferno, trecho da MT-251, estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, distante a 65 km.
Conforme a Sinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística) nos primeiros dias de obras não haverá interdição do trânsito, mas, motoristas devem redobrar a atenção ao passarem pelo trecho.
Entenda as obras no Portão do Inferno
Inicialmente, serão feitos trabalhos de controle ambiental, resgate de espécies de flora, retirada de animais e limpeza do terreno – medidas exigidas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) e ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), como explicou a Sinfra-MT.
Após isso, iniciam a fase de retadulamento da região – retirada da grande rocha localizada na curva do Portão do Inferno.
O trabalho também envolverá a criação de encostasque são uma série de cortes que funcionam como degraus, para impedir os deslizamentos de terra e dar mais estabilidade ao terreno. Entenda melhor esse processo na animação mostrada acima.
Apesar de não haver interdições na pista com o início das obras, a Sinfra-MT alerta os motoristas para redobrarem a atenção ao passarem pelo trecho, reduzindo a velocidade e seguindo a sinalização de trânsito.
Problemas não locais
No ano passado, o Portão do Inferno foi marcado por várias movimentações rochosas que atrapalharam o comércio, a infraestrutura e vida dos cidadãos que moram em Chapada ou que precisam passar pelo trecho regularmente.
Os desmoronamentos de blocos na região ocorrem há vários anos, porém, as ocorrências se intensificaram desde o começo do período chuvoso, em novembro de 2023. De lá para cá, o local permanece com o tráfego de veículos prejudicado.
O Governo de Mato Grosso realizou o contrato de R$ 29,5 milhões com a empresa Lotufo Engenharia e Construção para a obra. O prazo para finalizar a obra é de 120 dias.
Com isso, a estrada será recuada em 10 metros, evitando também a passagem sobre o viaduto que existe hoje no local.
Rota alternativa
Como rota alternativa para chegar à cidade turística de Chapada dos Guimarães, os motoristas podem seguir por Campo Verde, pela BR-364.
O trajeto é asfaltado, soma dois pedágios e aumenta de 66 km para 207 km de distância entre as cidades.
Também é possível chegar ao município pela estrada que passa pelo distrito de Água Fria. Por essa rota, são 116 km ao todo, sendo 32 km por estrada de terra com muita poeira, areião e pontos com atoleiro. O acesso é pela MT-251, na rotatória, saída para Manso, na MT-351.
!function(f,b,e,v,n,t,s){
if(f.fbq)return;
n=f.fbq=function(){n.callMethod?n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;
n.push=n;
n.loaded=!0;
n.version=”2.0″;
n.queue=();
t=b.createElement(e);
t.async=!0;
t.src=v;
s=b.getElementsByTagName(e)(0);
s.parentNode.insertBefore(t,s)
}(window, document,”script”,”https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js”);
fbq(“init”, “5758398677609895”);
fbq(“track”, “PageView”);
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=”2.0″;
n.queue=();t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)(0);
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,”script”,
“https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js” );
fbq(“init”, “5758398677609895”);
fbq(“track”, “PageView”);