InícioAgriculturaO que esperar do mercado da soja? Confira a análise detalhada

O que esperar do mercado da soja? Confira a análise detalhada

O mercado da soja vive uma semana de transição marcada por mudanças nas políticas de crédito e logística, além de desafios na precificação e movimentação do grão no mercado interno. Confira a análise da plataforma Grão Direito:

  • Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱

Plano Safra

No dia 21 de fevereiro, o Governo Federal anunciou o encerramento dos subsídios do Tesouro Nacional para as linhas de crédito rural do Plano Safra 2024/2025. A medida põe fim a um ciclo de financiamento agrícola com juros reduzidos, deixando os produtores com o acesso limitado ao crédito subsidiado. A única linha ainda disponível é o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), voltado para propriedades de pequeno porte.

Com isso, os agricultores terão que se adaptar às taxas de juros de mercado, que estão em 13,25%, mais o spread bancário, que pode ultrapassar 4%. Essa mudança pode gerar impactos no custo de produção e na área plantada, o que pressiona os preços futuros da soja.

Desafios para o grão

A alta nos custos de frete e as filas nos portos têm pressionado os preços da soja no interior do Brasil, em um cenário de alta produtividade e estimativas de safra recorde. Com a colheita acelerada, o Brasil deve registrar uma safra de até 170 milhões de toneladas.

Porém, a logística apertada pode gerar um efeito negativo sobre os preços no mercado interno. Os prêmios continuam em queda, refletindo a alta oferta e os custos adicionais de transporte.

Biodiesel e nós emMpactos sem mercado

A decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) de manter a mistura de biodiesel em 14%, adiando o aumento para 15%, tem efeitos diretos sobre a demanda de soja no setor energético.

A expectativa inicial era que a elevação para 15% gerasse uma demanda de até 2 milhões de toneladas do grão, porém, a medida visa conter a inflação do diesel, afetando o volume de soja processado.

Quais as projeções para a soja?

O mercado da soja no Brasil segue um caminho de alta oferta e custos logísticos apertados, o que pode levar a uma semana de preços mais baixos e reduções nos prêmios. A previsão para a exportação brasileira de soja é de 105,5 milhões de toneladas, com um aumento de 1,33 milhão de toneladas em relação ao ano passado, segundo estimativas do USDA.

Fale com a Total 40 Graus Notícias!

Tem algo para nos contar? Faça sua denúncia, mande seu flagrante ou sugira uma pauta!

Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99161-8810. O sigilo é garantido por lei.

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais: InstagramFacebookYouTubeTikTok @threads

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Deve ler

spot_img