A Ministra da Saúde, Maria Teresa Barán, informou a causa da internação do Presidente Peña
Helder Carvalho –
A Ministra da Saúde, María Teresa Barán, informou que o Presidente Santiago Peña está se recuperando bem e que sua internação foi, principalmente, por precaução. Ela explicou a causa da descompensação e as mudanças que o presidente precisará implementar em sua rotina para evitar novos episódios. “O que aconteceu com ele foi um sinal de alerta”, destacou a ministra.
Após passar a noite no hospital, o Presidente Santiago Peña receberá alta nesta manhã no Brasil, conforme anunciado pelo governo. A ministra explicou que os sintomas que levaram à sua transferência para um centro médico durante a Cúpula do G20 incluíram dores de estômago e no peito.
Diante desses sinais, foi ativado um protocolo de emergência, e, por se tratar do Presidente da República, a transferência em ambulância foi solicitada. “Ele recebeu hidratação e ficou apenas em observação para realizar um check-up e garantir que pudesse descansar, longe do mundo exterior”, afirmou Barán.
Segundo a ministra, o presidente não possui doenças pré-existentes, mas foram realizados exames preventivos que apresentaram resultados normais. Ao ser questionada sobre o diagnóstico oficial, ela respondeu: “Quando fazemos mais do que deveríamos, o corpo reage. Foi isso que aconteceu”.
A ministra ressaltou que o presidente sofreu um pico de estresse. “Ele é uma pessoa muito ativa, ainda jovem, mas o corpo cobra seu preço quando não descansamos o suficiente. Felizmente, ele está bem, mas é importante desacelerar e reduzir a carga de compromissos para evitar novas descompensações”, afirmou em entrevista ao Cardeal ABC.
Um sinal de alerta para o Presidente
A descompensação, segundo Barán, deve provocar mudanças na agenda presidencial. “Foi um sinal de alerta, indicando que ele precisa descansar mais. Vamos conversar com o presidente e recomendar que ele tire mais tempo para descansar e aproveitar momentos com a família”, acrescentou.
Ela destacou que Peña mantém uma alimentação saudável e prática de exercícios, mas o problema tem sido a falta de descanso. “O que aconteceu foi um alerta. Precisamos nos reunir com ele para explicar que é preciso ajustar a agenda e garantir um melhor equilíbrio entre trabalho e descanso”, reiterou.
Por fim, a ministra reforçou que, embora o presidente seja jovem e atlético, isso não basta diante da rotina intensa que ele enfrenta. “Precisamos de um presidente que chegue ao fim de seu mandato saudável. Ele deve aprender a equilibrar seus compromissos para se manter em boas condições físicas e mentais”, concluiu.
O presidente acordou hoje no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, e, conforme fontes oficiais, receberá alta nas próximas horas, com a possibilidade de ainda fazer seu discurso na Cúpula do G20.
*Com informações do portal Abc Notícias
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Céu Azul e Tópicos.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!