Olá ouvintes da CBN Campo Grande. Sejam bem-vindos a mais um episódio da coluna “Viagem de Sabores”.
Hoje, temos um tema muito especial que nos leva a refletir sobre a herança dos chocolates, especialmente em razão da recente perda de um grande ícone da indústria: Francesco Rivella, o “Pai da Nutella”. Com 97 anos, Rivella deixou um legado que vai muito além do sabor; ele moldou o que conhecemos e amamos em termos de chocolate.
Francesco Rivella foi um químico brilhante e um dos principais colaboradores de Michele Ferrero, fundador da famosa marca Ferrero. Juntos, eles criaram não apenas a Nutella, mas também outros sucessos adorados, como Kinder, Ferrero Rocher e Tic Tac. Seu trabalho inovador e sua paixão pela química dos alimentos foram fundamentais para transformar a maneira como apreciamos o chocolate hoje.
Nutella, essa maravilhosa pasta de avelã com chocolate, é um verdadeiro ícone mundial. Quem não se lembra de abrir um pote e sentir o aroma irresistível que sai de dentro? É um produto que conquistou corações e paladares em todos os cantos do planeta. A combinação de cremosidade e sabor doce é algo que poucos conseguem resistir. E isso tudo é graças a visionários como Rivella, que dedicaram suas vidas a criar experiências gustativas marcantes.
Mas o que faz a Nutella tão especial? É a mistura perfeita de ingredientes, a textura aveludada que derrete na boca e o equilíbrio entre o doce e o sabor intenso do cacau. Se você é fã desse deleite, que tal tentar fazer uma versão caseira? Você pode controlar os ingredientes e, quem sabe, até personalizar o sabor do seu jeito!
Nutella caseira
Ingredientes
- 100 gramas de avelãs tostadas
- 50 gramas de azeite de oliva ou óleo de coco
- 30 gramas de cacau em pó ou 50 gramas de chocolate 70%
- 40 gramas de açúcar cristal escuro
- 100 mililitros de leite (pode ser de soja, se preferir a versão vegana)
Instruções
- Comece colocando as avelãs torradas no liquidificador ou processador de alimentos e triture até que fiquem bem moídas;
- Adicione o azeite (se usar óleo de coco e ele estiver sólido, aqueça-o um pouco para derretê-lo), o cacau em pó (ou o chocolate), o açúcar, o leite e, se desejar, um pouco de extrato de baunilha;
- Bata tudo até que a mistura fique homogênea e cremosa;
- Deixe descansar na geladeira por pelo menos 2 horas para que a textura fique mais consistente.
Confira a coluna Viagem de Sabores, com o chef Paulo Machado:
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=();t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)(0);
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘640753861950608’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);