InícioEntreterimentoNúcleo Fuga! chega às ruas do Centro de Campo Grande com Performance...

Núcleo Fuga! chega às ruas do Centro de Campo Grande com Performance Duracional em Dança “SustentAção”

O Núcleo Fuga! chega ao Mato Grosso do Sul, por meio do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, para a apresentação de “SustentAção”, obra que unirá as linguagens da dança e da performance, pelas ruas do centro de Campo Grande nos dias 31 de março e 02 de abril, a partir das 15h30.

“SustentAção” é uma resposta ao sistema misógino, violento e sexista, e escancara urgências de muitas mulheres e corpos subalternizados. Além da apresentação da performance pública pelas ruas da capital, mulheres e pessoas dissidentes de gênero (pessoas trans e não binárias), também podem participar de outra atividade artística do projeto, a “ConversAção”.

Serão no total quatro apresentações no Estado, sendo duas em Campo Grande e duas em Dourados. Em Campo Grande, as apresentações terão como ponto de partida a praça Ary Coelho, no centro, e percorrerão as ruas do entorno nos dias 31 de março e 02 de abril, a partir das 15h30. Todas as apresentações terão acessibilidade em libras e priorizarão trajetos acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida.

“SustentAção – performance duracional em dança” acontece no espaço público urbano, no qual um trajeto da cidade é escolhido para ser percorrido em três movimentos coreográficos – Amparar, Apoiar e Vingar. A performance é realizada por três mulheres em relação a outras mulheres e a cidade, uma obra que propõe deslocamentos, acolhimentos, compartilhamento de forças, e outras possibilidades de encontros e trocas, como estratégia de resistência e abertura de mundos.

O projeto também conta com a “ConversAção”, outra atividade gratuita que acontece também em duas sessões em cada cidade. Esta atividade tem como objetivo criar uma roda de conversa performativa que busca promover um espaço de escuta e de troca sobre experiências diversas de apoio e amparo entre mulheres e pessoas dissidentes de gênero.

A “ConversAção” está destinada especificamente às instituições e/ou agrupamentos e coletivos que desenvolvam trabalhos com temas e práticas direcionados às mulheres e/ou pessoas dissidentes de gênero (pessoas trans e não binárias). Na capital, as sessões acontecerão nos dias 29 de março e 01 de abril, sendo uma no período noturno e outra no período matutino. As instituições e/ou coletivos mapeados e escolhidos para essa atividade serão divulgados nas redes sociais do Núcleo Fuga! no mês de março de 2025. Todas as rodas de Conversação terão acessibilidade em libras e priorizarão espaços acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida.

Bruna Reis, Dora de Andrade e Gabriela Giannetti, pesquisadoras do Núcleo Fuga!, assinam a concepção e a direção geral do projeto “SustentAção”. Dora de Andrade conta um pouco sobre os elementos que compõem o propósito do projeto: “Acredito que “SustentAção” surge pelo fato de que, há algum tempo, essa ação já estava presente em nós. Percebo que em nossos trabalhos, e mesmo em outras formas de construção, já agíamos nessa direção ao pensar formas de estarmos juntas em um movimento de acolhimento e encontro de forças, de vozes, de gritos e de sonhos a serem sustentados. Talvez não tivéssemos ainda a consciência, e já praticávamos essa ação de maneira mais sutil em nossa vida, mas não menos potente. Então esse projeto veio dando contorno a esses movimentos”.

A artista enfatizou que este trabalho é uma resposta à realidade brasileira que passa por dificuldades em diversos âmbitos sociais. “Esta ação vem também numa perspectiva de estarmos fazendo o inadiável dentro de um sistema extremamente violento, sexista e misógino, trazendo nossas urgências, e de muitas outras e outres, e também de estarmos com a escuta atenta para urgências que são muitas vezes silenciadas. Busca reivindicar a necessidade de outras configurações para nossas existências e criar um espaço de encontro e de estar lado a lado com outras mulheres”.

A performance vem tendo diversos retornos do público: “Cada território por onde passamos apresenta uma recepção e uma relação singular com o trabalho, mas de modo geral a ação performativa provoca alguns estranhamentos no espaço urbano, além de certos reconhecimentos, principalmente quando encontramos outras mulheres durante o percurso. Elas se veem ali, se colocam em nosso lugar, oferecem ajuda, se sentem tocadas e muitas vezes, e nos movem com seus olhares, de modo que uma cumplicidade se estabelece mesmo que em silêncio, ou a alguma distância. No último movimento da ação, mulheres e pessoas dissidentes de gênero são convidadas a seguirem conosco, assim, ouvimos o que elas querem vingar, falamos sobre apoios e amparos, e em todas as cidades por onde circulamos esse é um momento de encontros delicados e de muita força, no qual as pessoas presentes reconhecem a importância de estarmos juntas/es e as tantas sustentações que isso aciona. Assim, a performance também tem entrado em contato, mesmo que de modo breve, com histórias de vida e resistência, acessando mulheres que estão conosco, nossas antepassadas, as mulheres que precisam ser lembradas. Aquelas que queremos vingar e aquelas que nos fazem vingar”, finaliza Bruna Reis.

O Núcleo Fuga! é uma linha de pesquisa composta por artistas-docentes-pesquisadoras/es que vêm investigando, de forma transdisciplinar, as contaminações poéticas entre as linguagens do teatro, da dança e da performance, e que se encontra ligada ao grupo de pesquisa ´Corpo Sendo´, coordenado pela Professora Dra. Dora de Andrade, dos cursos de Dança e de Teatro da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). A pesquisa prática do grupo busca criar encontros entre diversos artistas e pesquisadores unindo a prática e a pesquisa acadêmica, guiado por uma noção de coletividade. Para saber mais, acesse no instagram: @nucleofuga.

> Campo Grande – MS

Apresentação 1 – SustentAção – Performance Duracional em Dança

Vídeo teaser: https://youtu.be/1wvk6xtSokw

Dados: 31 de março de 2025.

Horário: das 15h30 às 16h30.

Ponto de partida: Praça Ary Coelho – Centro, Campo Grande – MS.

Público alvo: Mulheres, homens, transeuntes e/ou qualquer pessoa interessada.

* A obra artística é uma intervenção que acontece em deslocamento pelas ruas da cidade.

Classificação etária: Livro.

Acessibilidade: tradução em LIBRAS

Livre

 

Apresentação 2 – SustentAção – Performance Duracional em Dança*

Vídeo teaser: https://youtu.be/1wvk6xtSokw

Dados: 2 de abril de 2025.

Horário: das 15h30 às 16h30.

Ponto de partida:  Centro, Campo Grande – MS.

Público alvo: Mulheres, homens, transeuntes e/ou qualquer pessoa interessada.

*A obra artística é uma intervenção que acontece em deslocamento pelas ruas da cidade.

Classificação etária: Livro.

Acessibilidade: tradução em LIBRAS.

Livre

 

ConversAção – sessão 01

Vídeo teaser: https://youtu.be/g8rhejb5xpi

Dados: 29 de março de 2025.

Horário: 18h – 20h

Local: Grupo Casa – R. Visconde de Taunay, 306 – Amambai, Campo Grande – MS, 79008-030

Público alvo: Mulheres e corpos dissidentes (pessoas trans e não binárias)

*Atividade fechada com prévia inscrição.

Classificação etária: a partir dos 18 anos.

Não. Participantes: 25 vagas.

Acessibilidade: tradução em LIBRAS.

Livre

 

ConversAção – sessão 02

Vídeo teaser: https://youtu.be/g8rhejb5xpi

Dados: 1 de abril de 2025.

Horário: 15h

Duração: 3 horas.

Local: CUFA – R. Livino Godói, 710 – Jardim São Conrado, Campo Grande – MS, 79093-220

Público alvo: Mulheres e corpos dissidentes (pessoas trans e não binárias).

*Atividade fechada com prévia inscrição.

Classificação etária: a partir dos 18 anos.

Não. Participantes: 25 vagas.

Acessibilidade: tradução em LIBRAS

Livre

 

| Ficha Técnica |

Projeto SustentAção | Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna

Circulação Mato Grosso do Sul

Concepção e direção: Bruna Reis, Dora de Andrade e Gabriela Giannetti. Dançarinas performers: Bruna Reis, Dora de Andrade e Gabriela Giannetti. Preparação corporal: Jussara Miller. Treinamento funcional: Moisés Teixeira. Pesquisa: Núcleo Fuga! – Grupo de Pesquisa Corpo Sendo – UEMS (CNPq). Coordenadora de pesquisa Núcleo Fuga /Grupo de Pesquisa Corpo Sendo – UEMS (CNPq): Prof. Dra. Dora de Andrade. Pesquisadores Núcleo Fuga!: Ana Clara Amaral, Bruna Reis,  Dora de Andrade, Flávio Rabelo, Gabriela Giannetti e Roberto Rezende. Marketing Digital E Social Media: Roberto Rezende. Assessoria de imprensa: Isabela Ferreira e Evelise Couto – Reconta Assessoria de Imprensa. Imagens de divulgação: Gabriela Zanardi e Alice Jardim. Coordenação de Plano de Acessibilidade: Felipe Sampaio (Comunique Acessibilidade). Assessoria de Mídias Sociais com Acessibilidade: Alessandra Souza (Comunique Acessibilidade). Designer gráfico: Alice Jardim. Registros fotográficos e audiovisuais: Kaique Andrade. Coordenação de produção: Cotiara Produtora. Produção executiva: Este Elisa, o Samya Fire Enes. Assistência de Produção local/Campo Grande – MS: Ariane Nogueira Assistência de Produção local/Dourados-MS: Társila Barels. Parceria: Salão do Movimento/Jussara Miller (Campinas/SP). Assistência técnica e administrativa: Roberto Rezende. Mediação Cultural/Campo Grande- MS: Emy Mateus. Mediação Cultural/Dourados – MS: Marcus Perez. Agradecimentos: Coordenação e corpo docente do Curso de Dança da UEMS, Coordenação e corpo docente do Curso de Teatro da UEMS, Ló Guimarães, Markinhos Mattos e André Tristão. Realização: Funarte.

 

 

 



✅ Selecione qualquer plataforma abaixo para acessar nossas redes sociais.:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, e Threads.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Deve ler

spot_img