O novo procurador-geral de Justiça do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), Romão Ávila Milhan Júnior foi empossado durante a noite desta sexta-feira (03). Romão Ávila Milhan Júnior fez um agradecimento durante dez minutos e se emocionou ao lembrar da família, natural do estado do Paraná.
O promotor já fazia parte da gestão do MPMS como procurador-geral adjunto de justiça legislativo. Agora, ele substitui Alexandre Magno Lacerda, que ficou no cargo por dois mandatos. O novo procurador foi eleito com 216 votos favoráveis para o biênio de 2024 a 2026, no último dia 22 de março.
“O que me levou a essa jornada foi ver que o MP é um agente transformador de realidade social. Desafio de trabalhar de forma unida com outras instituições”, disse. “Estaremos juntos sempre, o Ministério Público, sendo forte, combatendo a criminalidade e a corrupção”, relatou o novo procurador-geral.
Estiveram presentes: governador Eduardo Riedel; superintendente da Sudeco ( Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste), Rose Modesto; senadora Soraya Thronicke; deputado federal Beto Pereira; prefeita Adriane Lopes; deputado federal Vander Loubet; Alexandre Magno (ex-procurador geral de Justiça, presidente do TJMS desembargador Sérgio Martins; presidente da ALMS, Paulo Corrêa; Ivana Freire (conselheira e ouvidora do MPMS); César Junior presidente CNPG, Tarcísio presidente da Associação Nacional dos Membros do MP, Bitto Pereira (presidente OAB MS), Jerson Domingos (Presidente TCE-MS), Ana Carolina Ali Garcia (Procuradora Geral do MS), Pedro Paulo Gasparini (DPE-MS) e Fabrício Secafen Mingati – presidente da ASMMP (associação dos membros do MP de MS).
Romão Ávila Júnior
Paranaense, natural de Umuarama, Milhan é bacharel em Direito pela Universidade Paranaense em 2007 e especialista em Direito Penal pela Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná.
Foi Defensor Público do Estado do Espírito Santo e aprovado em concurso para Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
O procurador é Promotor de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul desde 2010 e atuou como Promotor de Justiça Substituto nas comarcas de Itaporã, Sete Quedas e Iguatemi. Em substituição, atuou nas comarcas de Ivinhema, Deodápolis, Glória de Dourados, Ponta Porã e em diversas Promotorias de Justiça da comarca de Dourados. Na então primeira entrância, foi titular das Promotorias de Justiça das comarcas de Angélica, Itaporã e Fátima do Sul.
Foi Presidente da ASMMP (Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público) por dois biênios, de 2019 a 2023. Também foi Secretário-Geral da Conamp (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público) por dois biênios, de 2020 a 2024.
Em fevereiro de 2023, tornou-se Procurador-Geral Adjunto de Justiça Legislativo do MPMS e, em março de 2024, tomou posse como 1º Vice-Presidente da Conamp, para o biênio 2024-2026.