O CMO (Comando Militar do Oeste) está em festa nesta sexta-feira (19). A Solenidade ocorre no Dia do Exército, em comemoração aos 376 anos da FEB (Força de Exército Brasileiro). Autoridades civis e militares, dentre elas o governador Eduardo Riedel, receberam medalhas de mérito.
O governador, por exemplo, foi condecorado com a Medalha do Exército. As entregas reconhecem os serviços prestados à população e à contribuição com o progresso e segurança pública do país.
Riedel aproveitou para falar da importância de ter a sede do CMO em Mato Grosso do Sul, pois são dois países fronteiriços além de cinco estados da federação. “O Exército Brasileiro traz ao Estado uma tranquilidade muito grande, uma parceria grande em diversas áreas social, infraestrutura, segurança pública. Temos que celebrar, comemorar, temos que fazer sempre uma exaltação a tudo que foi construído no Brasil, a importância do nosso Exército aqui”, afirmou.
Luiz Fernando Baganha, General Baganha, reforça que o papel do Exército é a garantia dos poderes construídos, a defesa da pátria e colaborar para o desenvolvimento nacional. “A instituição que mora há mais de 370 anos aqui no Brasil. São 376 anos de dedicação à pátria, de dedicação ao nosso povo, ao nosso Brasil, trabalhando dentro dos nossos princípios de hierarquia, de disciplina, de valores, de ética. Emanados com a sociedade da qual nós fazemos parte. Somos apenas um estrato da sociedade e a ela devemos toda a nossa satisfação”, conta.
Também foram condecorados o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, o comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Renato dos Anjos Garnes, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Frederico Reis Pouso Salas, juízes, desembargadores e mais autoridades.
Militares desfilaram com uniformes e bandeiras, que já representaram a pátria brasileira.
Outras ações do Exército
O Exército também atua, por exemplo, em parceria no combate à dengue. Atualmente a operação está ocorrendo em cinco cidades do Estado – Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Coxim.
Os militares passaram por capacitação junto à Coordenadoria de Controle de Vetores, da Superintendência de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde.
Desde o dia 4 de abril, 20 militares estão atuando ao lado de agentes da secretaria no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Até o momento, foram quase 3 mil vistorias em casas e edificações.