A queda de um enorme ninho com 120 periquitos-do-papo-branco gerou uma força-tarefa nesta quarta-feira (18), na região do Cedro, uma área de difícil acesso no Pantanal sul-mato-grossense. Apenas 45 filhotes sobreviveram. Veja o vídeo dos animais, juntinhos, sãos e salvos:
O resgate contou com a participação da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, com o apoio da Marinha do Brasil, PMA (Polícia Militar Ambiental), Ministério Público Estadual e Fundação de Meio Ambiente do Pantanal.
As equipes foram informadas sobre o ocorrido por uma moradora, que viu o grande ninho das aves caído. Ela era responsável pelos cuidados dos periquitos e imediatamente solicitou o apoio das autoridades.
Devido à complexidade do local, a Marinha do Brasil disponibilizou um helicóptero para transportar as equipes e os filhotes resgatados.
“A preservação da fauna pantaneira é um compromisso de todos nós. A integração das instituições públicas e da comunidade ribeirinha foi essencial para salvar os filhotes de periquito e proteger uma parte importante do nosso patrimônio natural”, declara Elton Alves de Sá Júnior, delegado de Corumbá.