Experiência na captação de recursos é essencial para sistemas de prevenção e combate a incêndios florestais
Para prevenir e combater incêndios florestais como os que estão devastando grandes extensões territoriais do Pantanal, o senador Nelsinho Trad (PSD) colocou-se à disposição das autoridades e alinhou seu histórico pessoal de defesa do bioma, além de oferecer sua experiência vitoriosa na captação de recursos para o Estado. Na quarta-feira (10), ele defendeu em plenário a Medida Provisória 1240/24, destacando a importância de ações coordenadas para enfrentar os incêndios no ambiente pantaneiro.
Ao analisar a MP, que vai facilitar o uso de aeronaves e tripulações estrangeiras em emergências, o senador reconheceu a essencialidade de intervenções desta envergadura para que possa ser dada a resposta rápida e eficaz aos desastres ambientais. “Precisamos multiplicar não só esforços humanos, mas também potencializar investimentos para garantir recursos tecnológicos, transporte e logística, de modo a intensificar as condições de prevenção, controle, preservação e, quando necessário, de combate”.
Recentemente, Nelsinho Trad reuniu-se em Brasília com o vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros do Meio Ambiente, Marina Silva, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, quando detalharam preocupações e propostas sobre a questão. “Ao fazer uma força-tarefa na tentativa de minimizar os focos de incêndio, surgiu a ideia de um acordo com países que queiram ajudar o Brasil”, contou. “E então evoluímos para coisas concretas, como disponibilizar máquinas e aeronaves, conforme o Brasil fez nos incêndios no Canadá, no Chile e em Portugal”, relatou o senador.
SEM BUROCRACIA
Pela MP 1240, as aeronaves e tripulações estrangeiras poderão ser utilizadas em situações de calamidade pública, sem necessidade de acordos bilaterais prévios. “Antes desta medida, a cooperação internacional era limitada, dependia de acordos de reciprocidade, dificultando a resposta em situações críticas”, lembrou. “Agora, estamos autorizados a agir com toda rapidez, sem a burocracia que anteriormente atrasava nossa capacidade de resposta”, exultou Nelsinho.
Hoje, de acordo com relatórios analisados pelo parlamentar, as ações de combate no Pantanal já extinguiram 55% dos focos de incêndio. “Apesar deste progresso, a área queimada de janeiro a junho já superou a de 2020, um ano recorde de queimadas no Pantanal”, ressalvou. No início deste mês Nelsinho sobrevoou o Pantanal, viu a destruição e renovou o compromisso de colocar todo seu empenho para contribuir, captando recursos e levando sugestões às autoridades.