O Natal foi marcado pelo caos no bairro Dom Antônio Barbosa, em Campo Grande. Um vídeo que circula nas redes sociais revelou cenas preocupantes de vandalismo, tiros, fogo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas, transformando a noite festiva em um episódio de desordem.
Nas imagens, um grupo de jovens é flagrado realizando manobras perigosas com motos e carros, incluindo “cavalos de pau” e arrancadas bruscas.
Em um momento do vídeo, é possível ver um veículo sendo destruído, enquanto outros participantes incentivam os atos de vandalismo.
A situação se agrava com relatos de tiros disparados ao longo da noite, gerando medo entre os moradores da região.
Além da baderna, as imagens também mostram o consumo abusivo de álcool, com garrafas espalhadas pelo chão e jovens aparentemente embriagados participando das atividades perigosas.
O fogo também foi um elemento preocupante da noite, com pequenos incêndios registrados em alguns pontos do bairro.
Uma moradora do bairro, que não quis se identificar, afirmou que a situação é rotineira na região e que raramente a polícia comparece ao local.
“Ainda mais no final de ano, aí que não vem mesmo. Acho que o Ano Novo vai ser ainda pior”, declarou.
A PMMS (Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul) informou que, em relação ao vídeo que mostra as ações criminosas na região, uma equipe foi acionada via 190 ao amanhecer do dia 25 e compareceu ao local junta ao Corpo de Bombeiros Militar. No entanto, quando chegaram, a maior parte das pessoas já havia se dispersado.
Os bombeiros utilizaram cerca de mil litros de água para conter o incêndio em um veículo abandonado, enquanto as medidas técnicas e administrativas necessárias foram adotadas.
Ainda segundo a PMMS, agências de inteligência estão atuando para identificar os indivíduos envolvidos nas condutas criminosas mostradas no vídeo, incluindo o porte de arma de fogo e a direção perigosa em via pública.
A corporação também afirmou que está operacionalizando ações para prevenir novos eventos semelhantes.
Ao Primeira Páginacomércios locais confirmaram as ocorrências da madrugada do dia 25.
“O episódio aconteceu depois que fechamos o comércio devido a aglomeração. O fato do incêndio do veículo aconteceu já ao amanhecer logo pela manhã”, informou um dos comerciantes.
Ao ser questionada sobre os ocorridos, a Sejusp respondeu em nota que reafirma seu compromisso com a segurança do cidadão e cidadã sul-mato-grossense, e destaca que reforçou o policiamento na Capital e no interior.
“Com entrega neste mês de dezembro de quase 150 novas viaturas, sendo 70 apenas para o Comando de Policiamento Metropolitano, no âmbito da Operação Boas Festas, que também conta com efetivo de mais de mil militares em Campo Grande”.
Esta reportagem segue em atualização.