A administração da Nasa Park emitiu uma nota lamentando o incidente que resultou no rompimento de parte de uma barragem, na manhã desta terça-feira (20), na BR-163, entre Campo Grande e Jaraguari.
A empresa informou que está colaborando integralmente para garantir todas as medidas necessárias e a prioridade é oferecer todo o suporte e trabalhar para resolver a situação com a maior agilidade possível.
O documento diz, ainda, que engenheiros estão realizando um estudo detalhado para determinar as causas do rompimento e propor medidas corretivas.
Confira a nota na íntegra:
A administração do NASA Park lamenta profundamente o ocorrido na data de hoje, 20 de agosto de 2024, que resultou no rompimento de uma parte da estrutura do parque.
Imediatamente após o fato, as autoridades competentes foram acionadas e estamos colaborando integralmente para garantir que todas as medidas necessárias sejam tomadas.
Nossa prioridade é oferecer todo o suporte necessário e trabalhar para resolver a situação com a maior agilidade possível.
Engenheiros especializados já estão realizando um estudo detalhado para determinar as causas do rompimento e propor as medidas corretivas.
É importante destacar que o NASA Park opera em conformidade com todas as normas e regulamentos vigentes. Ao ser concebido, o projeto teve manifestações favoráveis do IMASUL, incluindo o projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros e os certificados ambientais devidamente validados.
Reafirmamos nosso compromisso com a segurança de nossos moradores, visitantes e colaboradores.
Nos colocamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas adicionais.
Governo do Estado
Mais cedo, o governo de Mato Grosso do Sul também se manifestou e deu importante notícia de que não houve mortes no rompimento de barragem no Nasa Park.
Na posição oficial do governo, foi relatado que houve apenas uma residência totalmente atingida pela água, além de danos parciais em duas estruturas de criação de animais. Porém, está sendo levantado possíveis danos causados em outras áreas, já que Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Imasul segue atuando no caso.
Ainda na nota, a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) e o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) trabalham em rotas alternativas para o tráfego no local, que passa pelo uso da rodovia estadual MS-010. Devido às peculiaridades de cada estrada que leva à MS-010, a orientação é que veículos pesados sigam a rota pela MS-244, enquanto os veículos leves devem optar pelo desvio na MS-445.
Rompimento da barragem
A barragem do Nasa Parque estourou na manhã desta terça-feira (19), e arrastou casa e deixando moradores desesperados, entre Campo Grande e Jaraguari.
Segundo registros de moradores, a forte correnteza já cruza a BR-163.
Vídeo encaminhado por um leitor mostra a força da água antes de chegar na rodovia. O segundo registro já mostra a água cruzando a BR enquanto moradores olham desesperados.
Um funcionário público abalado informou que a água levou sua residência.
A reportagem segue apurando se há vítimas no local.
FONTE: TOPMIDIANEWS