A prefeita Adriane Lopes, da coligação “Sem Medo de Fazer o Certo” , reafirmou seu compromisso com os valores cristãos ao atender o chamado da Arquidiocese de Campo Grande e assinar o protocolo de intenções do documento “Pacto pela Vida e por Campo Grande-MS”. O acordo, elaborado pela comunidade cristã e liderado por Dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo metropolitano, contém diretrizes éticas e sociais esperadas do(a) futuro(a) prefeito(a) da Capital.
Em ato simbólico, tradicionalmente promovido pela Igreja Católica durante períodos eleitorais, a prefeita — conservadora e defensora dos preceitos cristãos — destacou a importância do compromisso com a sociedade, em especial com os cidadãos que professam a fé cristã, independentemente da religião.
“Como cidadã cristã, mulher, mãe, gestora e candidata à reeleição, a assinatura deste termo é natural. Há dois anos, sirvo à cidade com medidas que solucionam problemas antigos, e assim continuarei pelos próximos quatro anos, se a população assim desejar”, afirmou Adriane Lopes.
O documento, que será registrado em cartório, estabelece compromissos fundamentais. O primeiro deles aborda a ética na administração pública, recomendando a aplicação dos princípios da Ficha Limpa na escolha de secretários e assessores, ainda que isso implique em afastar membros do partido ou da base aliada. Adriane, que nunca teve contas reprovadas ou foi envolvida em investigações de corrupção, reforçou sua trajetória limpa na gestão pública.
Outro compromisso firmado é a ampliação do Portal da Transparência da Prefeitura, uma prática já comum na gestão de Adriane Lopes, que obteve o primeiro lugar no Ranking de Competitividade em transparência. “O acesso à informação é essencial para que os cidadãos saibam onde seus recursos estão sendo aplicados”, comentou a prefeita.
O Pacto pela Vida também contempla a defesa da vida desde a concepção até a morte natural, princípio defendido por Adriane, uma conservadora pró-vida. Além disso, o documento reconhece a família como núcleo base da sociedade, solicitando políticas públicas que valorizem as famílias, especialmente as que enfrentam vulnerabilidade social.
A prefeita tem investido na criação de programas sociais que priorizam o apoio às famílias, como o projeto Todos em Ação, que leva serviços públicos às comunidades mais afastadas.
No campo da saúde, o pacto enfatiza a necessidade de ampliar o atendimento e resolver a falta de leitos. A gestão de Adriane já conta com projetos para a construção do Hospital Municipal, que terá 259 leitos e diversas especialidades. A ampliação do programa Saúde Delas e o Pronto Atendimento Infantil são exemplos de ações já em curso, além da criação de um Centro Médico de Cuidado ao Idoso.
A gestão de Adriane Lopes já demonstrou avanços significativos, e o plano de governo para os próximos quatro anos propõe a melhoria de políticas públicas para todas as áreas citadas no termo de compromisso. Entre elas, a criação de novas salas de aula e a conclusão das obras das EMEIs em bairros como Jardim Talismã, Moreninha II e Serraville.
Na Assistência Social,Adriane se compromete a continuar a expansão dos serviços dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e a qualificação dos serviços oferecidos à população em situação de vulnerabilidade. Um dos desafios da administração de Adriane Lopes é continuar a lidar com a população em situação de rua de forma humanizada. A prefeita já ampliou as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social, que atuam 24 horas, e aumentou a capacidade de acolhimento institucional com a criação de novas unidades. Nos próximos anos, a gestão planeja otimizar o atendimento e ampliar parcerias para oferecer oportunidades de reinserção social e capacitação profissional para essa população, fortalecendo programas que promovam dignidade e segurança.
A juventude também segue como prioridade no plano de governo de Adriane. A prefeita já realizou diversos cursos de qualificação profissional, beneficiando mais de 10 mil jovens. O novo plano prevê a continuidade dessas iniciativas, com foco na ampliação do acesso a programas de capacitação que conectem os jovens ao mercado de trabalho.
Adriane propõe um investimento robusto em obras de infraestrutura, com foco na mobilidade urbana e na melhoria das condições de vida nos bairros, terminando todas as obras paradas. O programa de pavimentação e drenagem será ampliado, beneficiando regiões carentes. Além disso, haverá continuidade nas obras de requalificação de vias importantes, como a Avenida Mascarenhas de Moraes, e na universalização da iluminação LED em toda a cidade.