Nesta sexta-feira (14), o papa Francisco informou que ‘não há problema em fazer piadas sobre Deus’, isso é, desde que o ‘conteúdo não seja ofensivo’. A notícia foi divulgada em audiência, realizada no Vaticano (Itália), com 100 comediantes, também atores e escritores de todo o mundo.
Entre os presentes, estava o brasileiro Fábio Porchat e várias celebridades dos Estados Unidos, como Whoopi Goldberg, Jimmy Fallon e Cris Rock. O papa disse que não é blasfêmia ao rir de Deus. “Podemos também rir de Deus? Claro que sim, não é blasfêmia, podemos, assim como brincamos e fazemos piadas com as pessoas que amamos.”
Segundo as palavras do papa nesta manhã, divulgadas pela Rede CNNo humor não ofende, nem humilha ou rebaixa as pessoas de acordo com suas falhas. Ele citou exemplos de boa comédia, como a “sabedoria judaica e a tradição literária”. O papa Francisco ainda ressaltou: “… quando você consegue arrancar sorrisos conscientes dos lábios de um espectador, você também faz Deus sorrir”.
Após o discurso, o pontífice, que hoje tem 87 anos, cumprimentou os participantes da audiência e recebeu vários presentes, entre eles, uma garrafa de licor italiano. Depois, tirou um ‘selfie’ com Pio e Amedeo, uma dupla de comediantes da Itália. Em seguida, foi cumprimentando as estrelas do humor e da literatura, em meio a risos e algumas curtas piadas dos participantes.