Se consolidando cada vez mais no calendário nacional de maratonistas, a Maratona de Campo Grande chega em sua 3ª edição como atrativo para corredores conhecerem a capital sul-mato-grossense.
Além do percurso de 42 km (maratona) o evento esportivo que acontece no próximo domingo (7) conta também com percursos de 21 km (meia maratona), 7 km e a prova kids, para crianças de 3 a 13 anos, que será realizada no sábado (6).
Com objetivo de participar de uma nova maratona e conhecer uma nova cidade, Denise Ferreira do Amaral, 61 anos, viajará para Campo Grande para correr a maratona.
Denise é carioca e têm 42 anos de experiência em corridas no Brasil e ao redor do mundo, ao todo a atleta que correrá os 42 km em Campo Grande já completou 182 maratonas, entre as principais sendo 29 vezes na Maratona de Nova York, 14 vezes na Disney e 7 vezes na Maratona de Tóquio.
Sobre a expectativa de participar pela primeira vez da Maratona de Campo Grande, Denise espera reencontrar amigos corredores e visitar os principais pontos turísticos da cidade.
“Corredores que participaram da Maratona de Campo Grande, ano passado, elogiaram a prova e achei uma oportunidade muito interessante para conhecer a cidade. A corrida é sempre um grande motivador para visitarmos outros lugares, além de ser uma oportunidade para reencontrar amigos corredores de outras cidades”, declarou Denise.
Nos últimos preparativos para a viagem, Denise está animada para conhecer a cultura campo-grandense e os detalhes da prova dos 42 km.
“A preparação de viagem para correr é muito estimulante. Você começa a pesquisar sobre o local, as oportunidades de passeios, as comidas típicas dos locais, mas principalmente sobre o percurso da prova, altimetria, os hotéis próximos a largada ou chegada”, acrescentou.
A corredora carioca também já conquistou durante o tempo em que participa das maratonas, 3 mandalas da World Marathon Majors, que é concedida a quem correu as 6 principais maratonas no mundo (Boston, NY, Chicago, Londres, Berlin e Tóquio).
Com mais de 300 provas de corridas de rua no currículo, o corredor mineiro, Nilson Lima, 70 anos, que se interessou pela Maratona da cidade para conhecer os pontos turísticos da cidade, estará de volta em Campo Grande para participar desta 3ª edição.
ESTREANTES
A caminho da sua primeira maratona, Eliane Gomes Cruz, 38 anos, têm nove anos de experiência nas principais corridas de rua do Estado de 15 e 21 km, neste final de semana, Eliane vai se aventurar pela primeira vez em uma prova de 42 km.
“Não tenho dúvida que eu vou realizar a melhor prova da minha vida, eu fiz um ciclo perfeito de preparação para uma nova distancia, que iniciou em novembro de 2023, estou totalmente voltada para esta corrida a quase oito meses. Estou com consciência tranquila, coração sereno, sei que fiz o meu melhor e estou preparada para estrear nos 42 km”, disse Eliane.
A correadora já tinha participado no ano anterior do percurso de 7 km da Maratona de Campo Grande, e conhece a estrutura que é montada para o evento na capital.
“O evento que envolve a maratona é muito bacana, toda a parte comercial, de entrega dos kits e de conhecer influenciadores do mundo das corridas é prazerosa de participar”, elogiou.
Atleta de elite da assessoria Percurso Livre, o catarinense Bruno Alves Silva, 30 anos, começou a correr em 2022, e agora que se mudou recentemente para Campo Grande, terá a oportunidade de conhecer e competir na maratona da cidade, que será a sua terceira na carreira.
“Estou bastante ansioso porque é uma prova desafiadora, que têm uma das maiores altimetrias do país. É uma das mais técnicas e difíceis a nível nacional, estou treinando deste fevereiro me preparando para esta maratona, que é a principal para mim neste ano”, disse Bruno.
O objetivo do Bruno nesta Maratona, além de disputar para conseguir um lugar no pódio da corrida, é bater o seu recorde pessoal dos 42 km de 2 horas e 48 minutos de prova.
3 MIL PARTICIPANTES
Em tempo recorde a 3ª edição da Maratona de Campo Grande bateu neste ano a sua meta de participantes, segundo a organização do evento, 3 mil pessoas se inscreveram para a principal competição de corrida de rua do Estado.
A premiação em dinheiro, destinada aos vencedores da prova principal, a maratona, será de R$ 20 mil distribuídos aos cinco primeiros colocados nas categorias masculina e feminina.
A principal novidade desta edição é que, se houver quebra de recordes da prova, haverá uma bonificação de 50% aos recordistas. Os tempos a serem batidos nos 42 km são de 02:39:46 na categoria masculina e de 03:34:27 na categoria feminina.
Saiba
A largada das provas da Maratona de Campo Grande será nos altos da Avenida Afonso Pena, em frente a “Cidade da Maratona”. O percurso do evento passa por pontos turísticos da capital, como o Bioparque Pantanal, a Rua 14 de Julho, o Horto Florestal e o Parque dos Poderes.