Nos dias 28, 29 e 30 de junho, o Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados realizou um mutirão de consultas, triagem e pré-operatórios oftalmológicos, atendendo cerca de 550 pacientes. Esta ação faz parte da segunda etapa do programa “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila”.
Dentre os pacientes consultados, 340 foram encaminhados para cirurgias de catarata, que ocorrerão no final do mês. O diretor-geral do hospital, Alex Marques Cruz, ressaltou a importância desses mutirões para a região, destacando o compromisso do Governo do Estado em oferecer cuidados oculares de qualidade. “Assegurar uma visão clara é um direito fundamental. Ao destacar o mutirão, buscamos garantir que todos tenham acesso a cuidados oculares de qualidade”, afirmou.
Maria Angélica Benetasso, superintendente de Gestão Estratégica da SES (Secretaria de Estado de Saúde), enfatizou a relevância da realização desses procedimentos na macrorregião de Dourados. Segundo ela, “80% dos pacientes atendidos são de Dourados e os demais de municípios da região. Quanto mais próximo da casa do cidadão acontece o atendimento, melhor para que ele consiga o acesso e tenha êxito no tratamento”, explicou.
Um dos pacientes atendidos, o venezuelano Erquiliano Rosario Guilartequa, de 67 anos, descobriu que precisava de uma cirurgia de catarata após um procedimento ocular realizado no ano passado. “Fui até a unidade no mutirão, lá tive a confirmação e fui encaminhado para realizar o procedimento no fim deste mês. Tudo muito rápido, gostei muito”, relatou. Guilartequa acredita que a cirurgia trará uma melhora significativa em sua visão, permitindo-lhe continuar trabalhando por mais tempo.
Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados
Inaugurado em 2015, o Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados é uma referência na região, atendendo mais de 1 milhão de pessoas em 33 municípios. A unidade oferece diversos serviços, incluindo consultas e cirurgias em especialidades como cirurgia geral, ortopedia, ginecologia, vascular e oftalmologia. Além disso, realiza exames como ultrassonografia, radiografia, eletrocardiograma, endoscopia e colonoscopia.
O programa ‘MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila’ continua a demonstrar a eficiência e a dedicação do sistema de saúde estadual em melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, proporcionando acesso a tratamentos essenciais e reduzindo as filas de espera.