Novembro começou com queda nas temperaturas e chuva em Mato Grosso do Sul
Karina Campos –
Mato Grosso do Sul permanece em alerta de chuva neste sábado (2), com chance de intensidade fraca a tempestade. Nas últimas 24h, o Estado alcançou 54 milímetros, com maior volume de água em Coxim.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), também tiveram volume considerável as cidades de Sidrolândia (36,8 mm), Dois Irmãos do Buriti (28,2 mm), Jardim (23 mm), Aral Moreira (19 mm) e Miranda (18 mm).
Campo Grande registrou chuvas isoladas, com maior volume na região do Nova Campo Grande e Vila Popular, chegando a 17,6 milímetros. Contudo, nas demais regiões as estações registraram volume entre 0,4 e 1 mm.
Ameno
As chuvas generalizadas devem amenizar as temperaturas até a segunda-feira (4). No domingo (3) a previsão indica tempo mais instável com chuvas de intensidade fraca a moderada e, pontualmente, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo no Estado.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que essa situação meteorológica ocorre devido ao deslocamento de cavados, aliado ao intenso transporte de calor e umidade. Além disso, a
formação de áreas de baixa pressão atmosférica deverá favorecer a formação de instabilidades.
São previstas mínimas entre 21 e 23°C e máximas entre 28 e 34°C para as regiões sul, leste e sudeste do estado. Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 24 e 27°C e máximas entre 29 e 35°C. Já nas regiões do bolsão e norte são esperadas mínimas entre 21 e 24°C e máximas entre 30 e 35°C.
Em Campo Grande, mínimas entre 21 e 24°C e máximas entre 28 e 32°C. Os ventos atuam do quadrante norte com valores entre 40 e 60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.