Nesta terça-feira, dia 28 de maio, é celebrado o Dia Nacional da Redução da Mortalidade Materna e o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher.
Com isso, Mato Grosso do Sul reforçou o seu compromisso com a saúde feminina ao lançar a Campanha Digital de Maio, uma iniciativa da SES (Secretaria de Estado de Saúde), que busca mobilizar gestores e a sociedade sobre a importância da prevenção de óbitos maternos.
O Estado tem avançado rumo à meta pactuada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas), que estabelece a redução da mortalidade materna para menos de 30 mortes por 100 mil nascidos vivos até 2030.
Nos últimos cinco anos, políticas públicas voltadas à saúde da mulher permitiram uma redução significativa nas mortes durante a gestação, parto ou até 42 dias após o nascimento do bebê, com exceção de 2021, ano marcado pelo impacto da pandemia de Covid-19, que provocou um aumento momentâneo dos índices.
De acordo com a gerente da Vigilância do Óbito Materno e Infantil da SES, Hilda Guimarães, neste ano já foram registrados nove óbitos maternos no Estado, o que reforça a necessidade de manter a atenção da sociedade voltada ao tema.
A Campanha Digital de Maio surge como um reforço e pretende conscientizar não apenas as mulheres, mas toda a comunidade, sobre a responsabilidade compartilhada na promoção de uma maternidade segura.