InícioPolíticaMS lidera exportações de ovos para os Estados Unidos

MS lidera exportações de ovos para os Estados Unidos

Mato Grosso do Sul bateu a marca de 1,1 bilhão de ovos produzidos em 2023, consolidando-se como um dos principais polos de avicultura de postura do Brasil.

Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e apontam que os municípios de Terenos (34,62%), Ivinhema (29,13%) e Dourados (6,39%) concentram mais da metade dessa produção.

Outros municípios também se destacaram, como Sidrolândia (69 mil unidades), Jateí (43 mil), Cassilândia (41 mil), São Gabriel do Oeste (29 mil), Água Clara (26 mil) e Douradina (25 mil).

Embora grande parte da produção seja consumida internamente, as exportações de ovos vêm crescendo de forma expressiva.

Em 2023, os Estados Unidos compraram 1.142.050 quilos de ovos de MS. Esse número saltou para 2.096.000 quilos em 2024 e, apenas nos três primeiros meses deste ano, já foram enviados 840 mil quilos ao país.

O aumento da demanda se deve à crise enfrentada pela produção americana, impactada por surtos de gripe aviária que, desde 2022, forçaram a eliminação de mais de 123 milhões de aves. Com isso, os preços subiram e os EUA passaram a buscar novos fornecedores.

O Brasil respondeu rapidamente, tornando-se o principal fornecedor de ovos aos EUA no primeiro trimestre de 2025, com um aumento de 346% nas exportações, conforme dados da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal). No total, o país exportou 2.705 toneladas de ovos aos americanos entre janeiro e março deste ano.

Além dos EUA, outros países vêm ganhando destaque nas compras da produção sul-mato-grossense, como Chile (236 mil quilos), Colômbia (72 mil) e Filipinas (24,3 mil).

Investimentos em expansão fortalecem o setor

As duas principais empresas produtoras de ovos em MS — a cooperativa Camva e o Grupo Yabuta — estão investindo fortemente na ampliação da produção.

A Camva já produz cerca de 1 milhão de ovos por dia, e possui projetos de expansão dos aviários, de acordo com a demanda de mercado, segundo o diretor administrativo Issao Kurokawa.

Já o Grupo Yabuta, que hoje tem uma produção diária de 2,4 milhões de ovos, está em fase de implantação de um megaempreendimento no Distrito de Nova Casa Verde, em Nova Andradina.

O complexo inclui cinco aviários e uma fábrica de ração, com previsão de entrada em operação em 2027. A expectativa é elevar a produção para 3,8 milhões de ovos por dia.

Infraestrutura e apoio governamental

Para viabilizar o crescimento da produção, o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Nova Andradina, investiu em obras de infraestrutura no acesso à nova granja da Yabuta.

“É um investimento importante, gera muitos empregos e traz desenvolvimento para o Estado. Estamos cumprindo a determinação do governador Eduardo Riedel de dar total apoio aos municípios em pautas como essa”, destacou o secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck.

 

✅ Selecione qualquer plataforma abaixo para acessar nossas redes sociais.:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, e Threads.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Deve ler

spot_img