Atletas sul-mato-grossenses de taekwondo disputam nesta semana lutas importantes pela Copa do Brasil Embaixador da Coreia 2024 e pelo Campeonato Brasileiro de Faixas Coloridas. Ambas as competições acontecem no Rio de Janeiro.
De acordo com a Federação de Taekwondo de Mato Grosso do Sul (FTKDMS), até este domingo, 23 taekwondistas entrarão no tatame para representar o Estado no evento nacional, que terá como palco a Arena Carioca I do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro.
Para o mestre Fábio Costa, presidente da FTKDMS, os atletas do Estado estão prontos para lutarem na competição, que é umas das mais importantes e esperadas nesta categoria.
“Os atletas estão prontos para disputar a Copa do Brasil e o Brasileiro de Faixas Coloridas, pois se dedicaram intensamente e estão bem preparados para estas competições”, diz mestre Fábio.
Fábio Costa trabalha na competição com os demais técnicos das associações filiadas à federação, que incluem o mestre Celso de Souza (Chapadão do Sul), mestre Paulo Barbosa (Ponta Porã) e professor Higor Luis da Silva (Rio Brilhante).
Os atletas do Estado que viajaram para a competição são de três municípios de Mato Grosso do Sul, Campo Grande (Associação Fábio Costa), Rio Brilhante (Associação José Selvino Bellini), Ponta Porã (Associação Red Wolf) e Chapadão do Sul.
As competições valem pontos no ranking nacional e são importantes para a disputa por uma vaga no Grand Slam, evento que vai definir a seleção brasileira de taekwondo de 2025.
Pelo Campeonato Brasileiro de Faixas Coloridas, os atletas que vão representar o Estado são: Eraldo Diego Severio Fróes, categoria juvenil até 55 kg, de Campo Grande, e Lorenzo Rosin Martins, categoria cadete até 37 kg, de Chapadão do Sul.
As competições acontecem das 8h às 20h (horário de Brasília) e podem ser acompanhadas por meio do canal no YouTube da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD).
UNIVERSITÁRIO
Convocado pela CBTKD, o atleta sul-mato-grossense Luiz Felipe Aquino, que se prepara para buscar uma vaga na próxima Olimpíada, competirá no 3º FISU America Games Cali 2024, evento universitário que é considerado o mais importante das Américas.
Luiz disputa a competição nas categorias individual até 63 kg e equipe TK3 – kyorugui (luta). As lutas acontecerão de sexta-feira a domingo, na instituição universitária Escola Nacional do Esporte, em Cali, na Colômbia.
Recentemente, o taekwondo sul-mato-grossense participou pela primeira vez na história dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB), e começou com o pé direito, conquistando duas medalhas, sendo uma de prata e uma de ouro.
O lugar mais alto do pódio veio com o aluno da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Luiz Felipe Aquino, que venceu o pernambucano Vinny Matheus na final da categoria até 63 kg para faixas pretas.
Já a prata foi conquistada por Yasmin Santos da Silva, acadêmica da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), na categoria até 57 kg. Ela foi derrotada na final pela catarinense Maria Clara Farina.